terça-feira, 31 de agosto de 2010

Scrapbooking - o que é?

Como ando a pesquisar para finalmente começar a fazer arte nesta técnica vou escrever aqui um pouquinho sobre o assunto e deixar alguns links úteis. Quem sabe mais alguém se inspira? ;-)

Scrapbooking  é de uma forma muito resumida a arte de fazer álbuns de fotografia decorados! Cada página tem além das tradicionais fotos, um papel de fundo (que normalmente foge ao branco tradicional dos álbuns), alguns enfeites (fitas, botões, autocolantes...), por vezes tem títulos ou mesmo pequenos textos... 

(imagem retirada do site stickers'n'fun)

A arte não é recente e dura há mais de 100 anos mas com a evolução da tecnologia tem aparecido cada vez mais materiais e agora também é possível fazer os álbuns em formato digital para poder guardar em CD ou mesmo imprimir já a página inteira toda decorada.

Além disso existe toda uma polémica em torno do material que pode ou não ser usado porque (supostamente) o papel de antigamente estragava as fotografias. Ora eu não quero entrar muito nesta polémica pois se pesquisarem um bocadinho encontram muita informação mas por tudo o que já li e vi eu não acredito muito nesta coisa do acid-free. 

Pronto disse! Cometi o maior pecado para a maioria dos scrapbookers :D 

A verdade é que tenho fotos com perto de 70 ou 80 anos em álbuns antigos e estão em bom estado. Sim meio amareladas mas convenhamos que os métodos de impressão das fotografias não eram os mesmos da actualidade. É que nem existe comparação!

Agora negócio é negócio e sempre vai ser. Estudem bem o assunto antes de entrarem nesta técnica (eu já ando na indecisão há uns aninhos lol) e façam as vossas escolhas!


Bons sites de Scrapbooking
  • TVWeekly -tem muitos videos com passo-a-passo muito bons.
  • Scrapbooking - Um dos sites mais visitados e onde se concentra uma das maiores comunidades de designers e scrapbookers de todo o mundo.
  • ScrapbookBrasil - Provavelmente o melhor site escrito em Português... E com imensos artigos.
 (imagem retirada do site Country Living)

Scrapbooking Digital
  • Free Digital Scapbooking -muito material para download gratuito para criação de páginas individuais e também alguns Tutoriais
  • Easy Made Memories - software gratuito de criação de álbuns digitais e de gravação para CD/DVD
  • Digital Scrapbooking Freebies - material para download gratuito para criação de páginas individuais
  • ShabbyPrincess - download gratuitos, tutoriais, ideias...
  • Computer Scrapbook - muitos downloads gratuitos (e alguns pagos!) com muita coisa linda. (Por tempo limitado - não dizem quanto - todos os downloads são gratuitos! Aproveitem!)
  • Digiscrap4all - muitas ideias, entrevistas, avisos de ofertas em muitos sites internacionais. Vale a pena seguir!
Bem e como o pouquinho já é longo... mais haverá para falar sobre o assunto noutras alturas ;-)

    Mudando o escritório/atelier

    Como já tinha dito , ando em fase de redecoração do meu pequeno quarto que serve simultaneamente de escritório onde estudo e atelier onde crio.

    Em primeiro lugar é difícil eu conseguir meter tanta tralha numa divisão que tem cerca de 6m2 mas a verdade é que consegui e agora há que a reorganizar de maneira a poder ter uma divisão com dupla função e que se mantenha organizada é o mínimo que se pede.

    Um outro requisito é que o plano fosse low-cost e o mais reciclável possível!

    Depois de muitas "discussões" sobre como deveria ficar e muitas medições de paredes depois parece que finalmente o projecto começa a andar. 

    Cá em casa o estaleiro está montado e as latas de tinta e os rolos de pintura já andam a rodar a todo o vapor. Por decisão superior (a minha claro!) as paredes vão ficar da mesma cor. É mesmo por uma questão de dinheiro que não me apetece gastar já e por dificuldade logística de movimentar tudo o que há dentro daquela pequena divisão.

    No entanto, as paredes vão ganhar cor através de acessórios que não só vão ser decorativos como também vão ser úteis na arrumação e organização do espaço.

    Para já deixo-vos aqui um espreitar pelo buraco da fechadura para verem que não estou paradinha.

    Novo Projecto


    E que tal gostam da nova cor? E o que terá sido pintado desta cor? Mais notícias em breve ;-)

    segunda-feira, 30 de agosto de 2010

    Cozinhar Granulado de Soja

    Muita gente diz que não gosta de soja. Que não tem sabor... as desculpas são várias!

    A quem diz isso apenas tenho a dizer que se já comeram algo feito com soja ela não foi bem cozinhada. Ou teria sabor =P

    E para desmistificar um bocadinho eu vou cá deixar o meu "segredo" para cozinhar soja.

    Cozinhando soja


    Ingredientes:
    • azeite ou óleo de amendoim q.b. 
    • cebola picada
    • alho picado
    • tomate picado em pedaços pequeninos
    • salsa ou coentros q.b.
    • erva doce q.b.
    • molho de soja q.b.
    • soja granulada hidratada (conforme indicação da embalagem)
    Preparação:
    Numa wok coloque o óleo de amendoim (ou em alternativa azeite) a aquecer e nele refogue a cebola, o alho e o tomate não deixando queimar. De seguida, junte as ervas aromáticas e deixar o refogado ganhar um pouco do seu sabor. 
    Adicione depois, a soja já hidratada e escorrida. Deixe cozinhar por alguns minutos.
    Tempere a gosto com o molho de soja. Este vai-lhe dar alguma cor e o sal que necessita. 
    Sirva com massa ou deixe evaporar a água para fazer almôndegas e humburgers.

    Notas:
    1. O óleo de amendoim encontram nas áreas de comida internacional das grandes superfícies. Em alternativa nas campanhas "asiáticas" do LIDL também costuma haver e é bom ;-)
    2. Eu uso as ervas aromáticas quase conforme o estado de espiríto por isso não sou muito rigorosa no uso destas especificamente de bem que são as que mais frequentemente uso.
    3. Não uso qualquer sal por duas razões. Primeiro porque não gosto de comida muito salgada e segundo porque o molho de soja e as ervas já temperam bastante na minha opinião.
    Façam aí em casa, experimentem e contem como correu ;-)

    Regresso das férias :)

    De volta à normalidade... aqui estou eu a tentar recuperar o ritmo.

    Já estou de volta a casa há uns dias mas tenho andado a resolver pendências que depois de voltar ao trabalho ficam mais complicado de conseguir.

    As férias serviram para tirar imensas fotos (mais de 1500 :O ), descansar bastante, aproveitar os dias e descobrir este Portugal lindo!!

    Portanto nos próximos tempos não se admirem muito se aparecerem por cá muitos projectos relacionados com fotografia e com decoração.

    Entretanto fiquem com uma pequena amostra do que vi por cá ;-)




    Até já ;-)

    quinta-feira, 26 de agosto de 2010

    Brincos infantis

    Porque os mais novos também precisam de andar na moda aqui ficam as mais recentes criações!

    terça-feira, 24 de agosto de 2010

    Panna Cota com Compota de morango

    Finalmente experimentei a Cuajada que já tinha comprado há algum tempo! E pode-se dizer que o resultado final foi aprovado cá em casa ;-)


    Ingredientes:
    500ml de leite
    1 pacotinho de cuajada
    2 colheres de sopa de açucar
    Compota de morango (usei caseira)

    Preparação:
    Retire um pouco do leite para uma taça e dissolva muito bem o preparado da cuajada. Junte o açucar. Colocar o restante leite ao lume e quando ferver juntar o preparado e mexer sempre até que volte a ferver. Retirar alguns segundos do lume sem nunca deixar de mexer e voltar a colocar até ferver mais uma vez. 
    Retirar do lume e coloque em formas individuais (usei de silicone) durante pelo menos 4 horas. 
    Servir com compota de morango ou outra a gosto.

    domingo, 22 de agosto de 2010

    Organizar cabos electricos

    Esta dica eu usei-a na minha cozinha para organizar os fios dos pequenos electrodomésticos mais usados mas aí podem usar onde vos fizer mais falta!

    Em primeiro lugar é necessário arranjar uma extensão com múltiplas entradas e de preferência com botão para desligar todos os stand-by de uma vez e poupar energia.


    Depois convém identificar cada uma das fichas com o nome do electrodoméstico a que pertencem. Para isso podem usar canetas para escrever em cd's que são "permanentes" ou etiquetas. Neste caso eu usei as duas vertentes apenas por ter fichas na cor preta e não ter caneta que ficasse com a identificação visível. Eu preferia todas escritas directamente mas como não dava... adapta-se as condições ao material!


    Há ainda a organização dos cabos para não andarem soltos. Para isto eu escolhi duas soluções. 

    A primeira foi um tubo próprio para organização de cabos (encontram em qualquer loja de bricolage) que serviu para unir os cabos que vão do local mais longe até onde está a extensão. Neste caso apenas tem dois cabos dentro mas permitiria no mínimo o dobro. 

    A segunda solução passou pelo uso de abraçadeiras (também à venda em qualquer loja de bricolage) para juntar os cabos mais curtos de forma a ficarem sempre juntos. Juntei os cabos de forma a que unidos consigam chegar à tomada respectiva na extensão. Assim estarão sempre prontos a usar. 

    Atenção apenas usei estas soluções para os pequenos electrodomésticos com uso diário ou frequente. Os restantes estão guardados num local que vos mostrarei noutro post ;-)

    Espero que estas dicas vos ajudem a tornar os vossos cantinhos um pouco mais organizados. Se tiverem outras ideias não se esqueçam de partilhar ;-)

    sexta-feira, 20 de agosto de 2010

    Pizza caseira

    Há muito que queria experimentar fazer pizza completamente caseira! E agora saiu!!!

    Esta foi muito simples. Apenas com os ingredientes que tinha em casa no momento e para cobrir uma vontade de comer pizza sem sair de casa :D

    A massa foi feita na MFP e a receita foi retirada do blogue Receitas para a Máquina de fazer pão (que se ainda não conhecem não deixem de visitar ;-)

    Ingredientes:
    300 ml de água
    600 g de farinha de trigo
    1 colher de chá de sal
    3 colheres de sopa de azeite
    2 1/2 colheres de chá de fermento seco

    Preparação:
    Colocar os ingredientes por ordem na cuba da máquina de fazer pão. Programar a máquina para utilizar o programa 7 (Massa). Quando a massa estiver pronta, retire-a para a pedra da bancada de cozinha, estenda-a com o rolo da massa e adicione os seus ingredientes favoritos. Levar a cozer no forno tradicional.
    No meu caso o recheio foi feito com apenas massa de tomate (normal de compra), oregãos secos, queijos mozarella e flamengo ralados, azeitonas e cogumelos laminados.

    Uma pizza um pouco vegetariana mas que ficou muito boa... modéstia à parte :D

    Bom apetite!

    quarta-feira, 18 de agosto de 2010

    Diário de Viagem

    Para estas férias decidi criar um Diário de Viagem para ir preenchendo com recordações pelo caminho.


    Vão ser alguns dias a descobrir o Portugal profundo com as suas belas paisagens naturais e arquitectónicas. Pelo caminho espero tirar muitas fotos e explorar esses cantinhos esquecidos do nosso país.

    Sobre o diário... posso dizer que foi feito de uma forma muito simples. A capa é parte de um mapa de estradas de Portugal com colagens feitas de uma parte de um mapa recente que a foi alterada parte do título e um pré-cortado Sizzix em forma de seta porque "para a frente é que é o caminho"! 

    Mas eu não vou estar de todo ausente... vou andar por cá com alguns posts agendados para que não fiquem sem notícias criativas em tempo de férias! Porque é nesta altura que também se fazem muitas arrumações em casa e não só ;-)

    Boas férias a todos.

    segunda-feira, 16 de agosto de 2010

    Feira em Lordelo (Porto)

    Este fim-de-semana participei em mais uma feira de artesanato desta vez em Lordelo de frente para o Douro. 


    E teve direito a reportagem do Porto Canal e tudo que podem ver aqui no blogue da própria feira. Se quiserem mais informações sobre esta feira e de como participar visitem o blogue e peçam mais informações.

    Para o mês que vêm há mais uma edição com este cenário de fundo fantástico...


    terça-feira, 10 de agosto de 2010

    sexta-feira, 6 de agosto de 2010

    Feira de Artesanato do Parque da Lavandeira

    No próximo Domingo realiza-se mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano no Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia e eu vou lá estar.

    Passem por lá e façam-me uma visita ;-)

    quarta-feira, 4 de agosto de 2010

    Trabalho a concurso em site americano

    Mais um trabalho publicado no site Thrifty Fun e com direito a entrar para o concurso semanal.


    E para ganhar eu preciso da vossa preciosa ajuda... ou seja dos vossos votos! 
    Para me ajudarem basta ir ao site e clicar na mãozinha que diz "Like" e podem ainda divulgar através do facebook e pedir mais votos para mim.Se não estiverem registadas ainda no site sugiro que o façam pois ele tem excelentes ideias e truques para o dia a dia de qualquer dona de casa ;-)

    O prémio que posso ganhar é pequenino (25 dólares) mas dava-me imenso jeito para poder comprar uns livrinhos online que vou precisar este ano na faculdade. Por isso se tiverem 2 minutinhos extra para votarem em mim eu agradeço muito ;-)

    segunda-feira, 2 de agosto de 2010

    Saldos de fim de colecção na IKEA

    Eu já tinha visto no site que havia óptimas promoções de fim de colecção na IKEA mas não dava para ver bem o que estava e a que preço.

    Acontece que eles andaram a oferecer uns vales de 10€ aos membros do IKEA Family (uns receberam por correio, eu recebi por sms) e então aproveitei para fazer umas comprinhas cá para casa :D

    Pelo caminho fui tirando algumas fotos às escondidas dos funcionários... por isso desculpem a má qualidade das mesmas... espero que consigam ver o essencial ;-)


    OSTLIG (antes a 4,02€ comprei por 0,20€)
    Conjunto de 3 latas TRIPP
    Já viram a diferença de preço? Qual é o defeito? Não se pode mudar a lâmpada!
    Malas de Ferramentas diversas


    O preço é apenas para a versão de 60 cm de diâmetro.

    E pela loja há muitas mais promoções. Depende do que cada um tem mais em mente e mais necessidade. Mas aqui fica umas poucas de ideias ;-)
    Related Posts with Thumbnails