segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quanta luz gasta a Máquina de Fazer Pão

Esta é uma pergunta que já vi fazerem aqui e noutros blogs.

Eu não sou expert no assunto mas como sei de um sítio onde alguém se deu ao trabalho de fazer as contas vou partilhá-las convosco!

considerando:
uma média de 600w no equipamento.
uma média de programa de 3 horas (o mais longo)
digamos que se faz pão ao fim de semana, ou seja 2x4 = 8 vezes por mês
a máquina está ligada 8x3= 24 horas por mês e consome 14400 w/h no total por mês

para determinar o consumo de kwh por mês
Watt hora por mês / 1000 = kWh por mês

14400/1000 = 14.4 kWh por mês

para saber o custo do consumo basta multiplicar os kWh por € 0,1214 (no caso da tarifa simples).

ou seja 14.4 X 0,1214 = 1,75 euros

utilizar a máquina 8 vezes por mês custa 1,75 euros de electricidade, ou seja , 0,22 centimos de cada vez que se usa.

As contas foram feitas pela minha amiga Farruska aqui já lá vão quase 3 anos, eu apenas me dei ao trabalho de actualizar os valores para os custos actuais e mantive toda a formula original.  Se quiserem podem ainda usar os mesmos cálculos para simular para a tarifa económica mas penso que 0,22€ por cada 3 horas parece-me um consumo realmente baixinho...

E se dúvidas havia se a máquina compensava ou não... :)

6 criatividades:

luarte disse...

Gostei muito de saber essas contas. Acho que quem tem máquina, como eu e tu, ou quem está a pensar adquirir uma, já fez essa pergunta mentalmente. Desta vez partilhas números concretos. Assim não restam dúvidas.
Obrigada :)

Orquídea disse...

Eu já tinha visto estas contas e por isso decidi pela compra mas não sabia onde andavam escondidas e por isso fui adiando o post porque não me lembrava como tinham sido feitas.

Agora fui lá dar quase por acaso e achei que era boa altura de fazer um post sobre o assunto.

Espero que ajude quem anda com dúvidas ;-)

Paula disse...

Eu antes de comprar a MFP amassava-o à mão e cozia no forno a gás, fizemos as contas e chegámos à conclusão que ficava mais barato fazer o pão em casa (pelo menos metade do preço) do que comprá-lo já para não falar da qualidade. Desde que tenho a MFP faço pão quase todos os dias e quando não é pão é massa para a pizza, brioches, etc. Dou por muito bem gasto o dinheiro que dei pela máquina.

Orquídea disse...

Bem amassar o pão à mão é para poupar na conta do ginásio também.. ou não? :D

Eu também acho que compensa sempre!

ReceitasMFP disse...

Tenho de comparar as tuas contas com as que fiz no meu blog, para saber se chegámos +- aos mesmos valores.

bjokas!
Ana

Orquídea disse...

Ana,
Atenção que não fui eu que fiz as contas, que matemática não é especialmente o meu forte. Mas tu fizeste um custo por hora e esta é por utilização...
Beijinhos

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails