terça-feira, 31 de agosto de 2010

Scrapbooking - o que é?

Como ando a pesquisar para finalmente começar a fazer arte nesta técnica vou escrever aqui um pouquinho sobre o assunto e deixar alguns links úteis. Quem sabe mais alguém se inspira? ;-)

Scrapbooking  é de uma forma muito resumida a arte de fazer álbuns de fotografia decorados! Cada página tem além das tradicionais fotos, um papel de fundo (que normalmente foge ao branco tradicional dos álbuns), alguns enfeites (fitas, botões, autocolantes...), por vezes tem títulos ou mesmo pequenos textos... 

(imagem retirada do site stickers'n'fun)

A arte não é recente e dura há mais de 100 anos mas com a evolução da tecnologia tem aparecido cada vez mais materiais e agora também é possível fazer os álbuns em formato digital para poder guardar em CD ou mesmo imprimir já a página inteira toda decorada.

Além disso existe toda uma polémica em torno do material que pode ou não ser usado porque (supostamente) o papel de antigamente estragava as fotografias. Ora eu não quero entrar muito nesta polémica pois se pesquisarem um bocadinho encontram muita informação mas por tudo o que já li e vi eu não acredito muito nesta coisa do acid-free. 

Pronto disse! Cometi o maior pecado para a maioria dos scrapbookers :D 

A verdade é que tenho fotos com perto de 70 ou 80 anos em álbuns antigos e estão em bom estado. Sim meio amareladas mas convenhamos que os métodos de impressão das fotografias não eram os mesmos da actualidade. É que nem existe comparação!

Agora negócio é negócio e sempre vai ser. Estudem bem o assunto antes de entrarem nesta técnica (eu já ando na indecisão há uns aninhos lol) e façam as vossas escolhas!


Bons sites de Scrapbooking
  • TVWeekly -tem muitos videos com passo-a-passo muito bons.
  • Scrapbooking - Um dos sites mais visitados e onde se concentra uma das maiores comunidades de designers e scrapbookers de todo o mundo.
  • ScrapbookBrasil - Provavelmente o melhor site escrito em Português... E com imensos artigos.
 (imagem retirada do site Country Living)

Scrapbooking Digital
  • Free Digital Scapbooking -muito material para download gratuito para criação de páginas individuais e também alguns Tutoriais
  • Easy Made Memories - software gratuito de criação de álbuns digitais e de gravação para CD/DVD
  • Digital Scrapbooking Freebies - material para download gratuito para criação de páginas individuais
  • ShabbyPrincess - download gratuitos, tutoriais, ideias...
  • Computer Scrapbook - muitos downloads gratuitos (e alguns pagos!) com muita coisa linda. (Por tempo limitado - não dizem quanto - todos os downloads são gratuitos! Aproveitem!)
  • Digiscrap4all - muitas ideias, entrevistas, avisos de ofertas em muitos sites internacionais. Vale a pena seguir!
Bem e como o pouquinho já é longo... mais haverá para falar sobre o assunto noutras alturas ;-)

    0 criatividades:

    Enviar um comentário

    Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

    Related Posts with Thumbnails