segunda-feira, 9 de maio de 2011

Arrumação na cozinha

Já falei aqui algumas vezes o quanto detesto o facto de a minha cozinha não ter quase arrumação nenhuma especialmente pelo facto de o meu modesto apartamento também não ter vindo equipado com uma despesa!

Há tempos tinha-vos mostrado aqui a transformação de uma estante expedit em balcão e armário de cozinha.

Acontece que para alguém como eu que adora cozinhar e ter mil e um ingredientes diferentes acompanhados de vários pequenos electrodomésticos a solução estava a revelar-se pequena...

Pois bem... então houve revolução na cozinha e aumentou-se novamente o espaço de arrumação usando mais uma vez as famosas expedit para aumentar o espaço de arrumação!


A foto não mostra muito bem porque como a cozinha é "enorme" fica difícil ter um ângulo que apanhe na totalidade! Mas a explicação é simples! À estante existente foram adicionadas outras 3 mais pequenas. A grande é bege e para fazer uma composição que mantivesse a unidade mas ao mesmo tempo quebrasse um pouco tanto bege que a cozinha tem, comprei duas estantes pretas e uma bege e foram montadas desenquadradas para criar um efeito diferente. Atrás as 4 estantes estão unidas umas às outras com parafusos e chapas metálicas compradas numa loja de materiais para construção.


A parte de baixo continua a ter as caixas Lekman vermelhas para guardar alimentos e pequenos electrodomésticos. Nas de cima tem livros de culinária, latas e latinhas com bolachas e docinhos de pacote, as várias compotas caseiras...

Na parte de cima da estante coloquei uma pequena garrafeira, os tabuleiros (por serem enormes nunca tinha onde os meter), as varias caixas de cereais (inspiração veio da famosa estante de cereais do Seinfeld), dois suportes para latas e também alguns electrodomésticos maiores e que não têm espaço nas "gavetas" Lekman!

Agora a verdade é que eu ainda não estou contente! Sim porque depois de começar a meter tudo no sítio comecei a ver que além de os meus livros ocuparem um espaço bastante considerável... não há espaço para todos! Portanto em breve conto em montar uma estante só e apenas para os livros e revistas de culinária.

O problema é que continua a não haver muito espaço e anda-se a estudar a melhor solução para a questão e o espaço existente.

Portanto contem com actualizações a esta cozinha comprida e estreita mas com falta de arrumação que em breve será a Super Cozinha :D

13 criatividades:

Especialmente Gaspas disse...

Ficou tudo muito arrumadinho :)

Vicios e Sabores disse...

ficou muito giro e arrumadinho, por vezes ter espaço não significa tudo arrumado.
Boas escolhas!
bjs

Inês disse...

Com um pouco de imaginação, tudo se consegue! Tens realmente mais arrumação agora!
Por acaso não tenho esse problema, o meu apartamento tem uma cozinha espectacular. Tenho dessas estantes no escritório, mas comprei aqueles módulos de gaveta. Económicas, bonitas e úteis!

Sarokas disse...

gostei da solição! ;)

Angel disse...

Ficou tudo a mao e com muito bom ar. Eu tenho o mesmo problema de falta de espaço na cozinha a bancada e pquenota, mas assim tb é da maneira que menos temos pra limpar e menos espaço pra encher com certas tralhas que nao nos fazem falta.

Orquídea disse...

Obrigada a todas pelos comentários!

Angel, eu também gosto das bancadas limpas especialmente para ter espaço para cozinhar à vontade sem ter tudo em cima de mim. Eu gosto de espaço ;)

Belinha disse...

Ficou muito bonito!! Adorei
Mas diz-me uma coisa, as estantes assim umas em cima das outras não caiem?

Orquídea disse...

Belinha elas estão unidas atrás. Vi uma solução idêntica na loja Ikea e inspirei-me para fazer cá em casa.

Já estão assim há algum tempo e sem problemas!

Belinha disse...

Olá Orquidea!
Obrigada pela explicação. Pensei que se estivessem só uma em cima das outras e não me parecia lá muito seguro.

Mas mais uma coisa. Estão unidas presas à parede, ou unidas entre si com alguma peça especial do ikea?

Eles realmente têm soluções fantásticas! Adoro, mas essa nunca vi por lá :) tenho de estar mais tenta.

Obrigada

Orquídea disse...

Olá Belinha!

Não estão unidas à parede não havia necessidade. Para uni-las umas às outras usei umas chapinhas de metal e parafusos que comprei no leroy merin. Não sei o nome das chapinhas mas elas são próprias para este tipo de uniões pois têm os buraquinhos para os parafusos. Há em forma de L e em linha recta.

Vou ver se sobrou alguma na caixa de ferragens e se conseguir depois coloco foto no Facebook do blogue para todos verem como são essas peçinhas ;)

Se tiveres mais dúvidas estás à vontade ;)

Belinha disse...

Isto realmente é sempre a aprender!
é uma optima ideia e parece muito funcional, seja para cozinha ou para outra coisa qualquer!

Obrigada

Orquídea disse...

Se fizeres aí em casa não te esqueças de mostrar ;)

Belinha disse...

Mostro sim :)
Mas parece-me que ainda não será para breve.
Na minha cozinha tambem precisava de uma coisa assim mas não tenho espaço para tanto.
Neste momento tenho uma divisão da casa mas ainda não sei bem o que vai sair dali. Era um quarto mas queria que no futuro fosse uma divisao mais de arrumação se bem que uma cama extra dá sempre jeito.

Vamos ver o que o futuro nos reserva :)
Mas é sempre optimo ir vendo ideias novas!!

Parabens pelo blog!

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails