terça-feira, 30 de novembro de 2010

Barrinhas de Coco e Chocolate

A minha cozinha tem um brinquedo novo! O T-Bar da Tupperware que comprei à Soraia! Ainda não lhe dei muito uso mas já o experimentei e adorei!

A primeira experiência que fiz foi com uma receita que vinha no livrinho de oferta na compra do T-Bar. Estas barrinhas ficam muito parecidas com aquelas de uma certa marca muito conhecida... sabem quais são? Aquelas que o nome começa com Boun... ;)



Ingredientes:
  • 170 ml de leite condensado
  • 125 gr de côco ralado seco
  • 100 gr de chocolate culinário derretido


Preparação:

Num recipiente que possa ir ao microondas misture o leite condensado e o coco ralado. Leve para cozer por cerca de 3 minutos. Eu parei a meio deste tempo para mexer um pouco a mistura.

Quando estiver pronto coloca-se a mistura nas cavidades do T-Bar e pressiona-se com a prensa. Desenforma-se de seguida para a tampa e barra-se com chocolate previamente derretido.

Eu optei por barrar as barras por completo e não apenas as partes superiores e inferiores. Preferi assim pois ficam mais parecidas com as originais e ficam com mais chocolate :D


Bom apetite!

A pensar no Natal: Pequenas Decorações

É nos pequenos detalhes que fazemos a diferença e isso também se aplica na decoração! Por isso hoje vou deixar sugestões para pequenos objectos decorativos que poderão alegrar ainda mais a decoração da sua casa nesta época!

Uns pequenos pinheiros feitos em tecido ou papel são óptimos para pendurar nas maçanetas das portas ou mesmo no pinheiro! A ideia é que sejam bastante coloridas!

Se as bolas do pinheiro este ano sobram porque não usar algumas e colocar dentro de um recipiente alto de vidro e usá-las como decoração noutro contexto?


Palavras associadas à época fazem sempre uma boa decoração. Elas podem ser feitas em madeira, cartão, esferovite... e depois é só decorar com papel de embrulho ou até mesmo papel autocolante!


Esta quadra está, gostemos ou não, associada a presentes. Então porque não aproveitar o tema para o usar na decoração? Na parede telas (ou outro material) foram embrulhadas em forma de presente e colocadas de forma a serem quadros embrulhados. Em cima da lareira foram colocadas pequenas caixas também embrulhadas. Pode até ser uma decoração minimalista para quem não quer colocar uma arvore em casa... e em vez de as caixas estarem vazias serem os próprios presentes a serem oferecidos na noite de Natal!


Se tem muitas fotos desta altura do ano, é hora de as tirar das gavetas e exibi-las como decoração e recordações de outros tempos. Podem ser fotos mais antigas ou recentes desde que dentro do tema que a época nos propõe!


Se ainda recebem Postais de Natal (sortudos!) aproveitem para exibi-los e ao mesmo tempo usá-los como decoração. Além de ser uma decoração económica é também carinhosa pois lembra-nos todos aqueles que nunca se esquecem de nós! Para exibi-los nada melhor que um tradicional quadro de recados... que nesta época ganha novas cores ;)


Mais uma pequena decoração com as tradicionais bolas de pinheiro mas desta vez na parede. A composição é simples: uma moldura, uma árvore em arame e bolas pequenas. Se não encontrar uma árvore assim à venda pode sempre criar a sua com arame comum e ir juntando as bolinhas! Depois é só colocar na parede.


Mesmo que tenha pouco jeito para a costura (assim tipo eu!!) pode sempre fazer uns pequenos adereços em feltro para a sua árvore. Assim poderá usar aqueles restinhos de panos que andam perdidos lá em casa à espera de um projecto que nunca chega ;)

Uma bola musical. Para a criar basta uma bola de esferovite (ou uma bola que não seja muito bonita que tenha aí por casa para reciclar), folhas de pauta de música (que pode imprimir em casa) e umas fitas vermelhas. Num instante terá uma decoração diferente e original!


Eu sou muito suspeita porque eu adoro renas mas gostei muito do minimalismo desta decoração. Duas renas de diferentes tamanhos lembram-nos a quadra que se aproxima e juntas fazem uma decoração simples e bonita em qualquer mesa da casa.

E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bolo da Avó com cobertura de Água de Rosas

Esta é uma daquelas receitas que nunca sabemos muito bem a origem dela. Vai passando numa folhinha por várias pessoas. Honestamente não me lembro se alguma das minhas avós fazia este bolo mas como fica com gostinho de bolo da avó resolvi baptiza-lo assim! Além disso resolvi reinventá-lo um bocadinho...



Ingredientes:

Bolo
  • 125g de manteiga derretida (usei creme culinário Vaqueiro)
  • 180g de açúcar
  • 3 ovos
  • 225g de farinha com fermento
  • ¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 120ml de leite
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (usei caseira)

Cobertura
  • 35 gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 200 gr de icing sugar
  • 20 ml de água
  • 20 ml de água de Água de Rosas (para uso alimentar)

Preparação:

Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes.

Leve a massa ao forno a 160º por cerca de 45 minutos até ficar cozido e dourado. Para ter a certeza faça o teste do palito. Desenforme sobre uma grade e deixe arrefecer enquanto prepara a cobertura.

Derreta um pouco a manteiga até ficar mole, sem ficar transparente. Junte-lhe aos poucos o icing sugar e vá misturando. Aqueça ligeiramente a água juntamente com a água de rosas e deite sobre o preparado anterior. Misture até obter uma massa homogénea.

Deite esta mistura em cima do bolo e deixe solidificar.


Bom apetite!

A pensar no Natal: Calendário de Advento

Agora que Dezembro está quase a começar os Calendários de Advento já devem estar aí por casa mas para quem ainda está um pouco atrasado aqui ficam alguma ideias. Já agora se tiveres curiosidade de saber mais sobre esta tradição podes ler aqui algumas curiosidades.

A primeira ideia que encontrei foi esta com uns simples baldinhos de metal. Pela foto penso que já foram adquiridos assim mas se quiserem podem fazer em casa. Basta decorar com papel autocolante simples baldes metálicos (que podem comprar em qualquer loja chinesa) ou baldinhos de plástico. Depois é só colocar uma pequena lembrança dentro de cada baldinho e identificar cada um com um número de 1 a 24!


Existem na web várias ideias feitas com caixinhas de fosforos. Eu gostei muito desta porque é uma ideia que se pode adaptar a outras ocasiões ou até depois ser usada para guardar as bijuteiras que invadem os nossos móveis!


Para quem tem pouco tempo e também não quer gastar muito esta ideia parece-me muito boa. É feita com envelopes que foram decorados e depois dentro têm as pequenas lembranças. Lembrem-se que as lembranças até podem ser pequenos textos de acordo com a época festiva. Não têm de ser obrigatóriamente uma guloseima ou um presente!



As clássicas botinhas de Natal também podem ser usadas para criar um belo calendário! E assim podem usar os retalhinhos de tecidos que andam aí por casa à espera de uso! Depois de criadas e decoradas as botas colocam-se junto da lareira ou noutro cantinho da casa com as pequenas lembranças lá dentro!


Mais uma ideia com caixinhas de fósforos mas desta vez bem mais simples de fazer.Agora não há desculpa para dizer que não têm jeito ou materiais fashion para fazer este simples mas eficaz calendário!


E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-) 

domingo, 28 de novembro de 2010

Pataniscas de Cenoura

Queria fazer uma variação vegetariana das nossas famosas pataniscas e como cenoura era o que estava à mão em casa foi o ingrediente escolhido! Em breve vou tentar com outros legumes!


Ingredientes:
  • ½ chávena de farinha sem fermento
  • ½ chávena de água com gás
  • 1 ovo batido
  • cominhos em pó q.b.
  • Salsa picada q.b.
  • 1 ½ chávena de cenoura ralada

Preparação:

Misture todos os ingredientes muito bem.
Aqueça uma frigideira com óleo e frite colheradas desta mistura em óleo não muito quente.
Sirva com arroz.



Bom apetite!

A pensar no Natal: Embalagens que são presentes

Dar presentes, seja de Natal ou não, a quem já conhecemos há muitos anos pode se tornar difícil pois a imaginação começa a esgotar!

As sugestões de hoje são para pequenas lembranças de coisas que a pessoa que vai receber eventualmente já use com alguns incrementos.

Nesta sugestão temos um belo presente para um amante de gelados! Duas taças iguais, que podem ser coloridas ou não, fazem a embalagem e dentro coloca-se toppings para gelado, colheres, e outras coisas que nos ocorra. Depois podem embrulhar ou colocar num saquinho para entregar ao destinatário. De certeza que terá utilidade e não será arrumada num canto da casa!


Conheces alguém que vai mudar de casa? Quem sabe a primeira casa? Ou mesmo irá casar em breve? Porque não dar alguns objectos úteis para a cozinha numa bonita embalagem? Utilizem uma velha embalagem de vinho decorem a gosto e coloquem lá dentro os acessórios que serão úteis em qualquer cozinha e que nunca são demais!
Esta ideia pode ser vista aqui

E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-) 

sábado, 27 de novembro de 2010

Farófias

Eu adoro farófias. Infelizmente a minha mãe não é fã e por isso lá em casa nunca foi uma sobremesa disponível. A oportunidade de comer umas belas farófias era sempre fora de casa... Mas agora e com a ajuda da minha amiga Libania resolvi experimentar fazer cá em casa. 

A receita original podem encontrar aqui. Fiz esta variação porque queria aproveitar umas sobras de claras e improvisei!



Ingredientes:
  • 3 claras
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 litro de leite
  • canela em pau q.b.
  • 2 colheres de sopa de farinha custad

Preparação:


Bata as claras em castelo. Quando estiverem bem firmes junte-lhe os açúcar, uma colher de cada vez sem parar de bater até obter um merengue.
Coloque o leite adoçado a gosto juntamente com a canela para ferver. Quando ferver, retire a película de nata.
Coloque colheres de merengue uma a uma no leite para cozer e vá virando de forma a cozerem dos dois lados. Reserve numa taça e repita a operação até terminar o merengue.
Com o resto do leite faça um leite creme. Num pouco de leite dissolva a farinha custad (que vai dar o tom amarelo na ausência das gemas). Quando o leite ferver junte este preparado e mexa até ficar espesso com consistência de leite creme.
Despeje por cima das farófias e sirva.

Nota: Podem polvilhar com canela. Cá em casa estávamos ansiosos por provar que nem nos lembramos da canela mas como tinha colocado bastante no leite nem fez falta!

Bom apetite!

A pensar no Natal: Presentes texteis

Tens algum jeito para a costura e a máquina até anda demasiado parada? Está na hora de lhe dar uso! Vamos criar presentes personalizados com tecidos!

As crianças precisam frequentemente de uma pequena mochila extra para levar os pequenos pertences que não pode perder! É simples de fazer, leve e pode ser realizada numa variedade enorme de cores e padrões! Mais pode mesmo ser a embalagem para um peluche ou outro pequeno brinquedo e depois ter utilidade!


Estas almofadas para o copo de café são muito úteis. Primeiro porque impedem que as nossas mãos se queimem devido ao calor da bebida e depois porque personalizam o nosso copo e assim ninguém o confunde se o pousarmos em algum lado. Aproveito para dizer que já existem à venda este tipo de copos em cerâmica nas lojas portuguesas o que facilita a preservação do ambiente!


Para quem tem jeito para o tricot ou o crochet pode fazer uma mantinha para aquecer um bebé este Inverno. Será uma prenda ideal para uma futura mamã ou para um recém-nascido. Apenas tenham o cuidado de usar algodão e lãs anti-alérgicas! Ahh e claro que podem adaptar a ideia e fazer uma mantinha para a avô ou para a mãe com restinhos de lã ;)


E para quem já for expert em crochet que tal fazer um bichinho fofinho para as crianças! E honestamente, quem não ia gostar de ter um amiguinho assim?


Têm uma amiga que não vive sem a sua agenda e a leva para todo o lado? Que tal fazer uma capa personalizada e que no final do ano ela pode colocar na nova agenda? Pode até ser um protector de livros para quem adora devorar livros e não quer estragar as capas.


Voltando às costuras... que acham deste alfineteiro super charmoso? E ainda por cima super fácil de fazer!


Para quem sabe bordar (à mão ou à máquina) um conjunto de guardanapos personalizados podem ser uma prenda excelente. Serão únicos, úteis e ficaram lindos em qualquer mesa!


Querem dar uso aqueles restinhos de tecido que são lindos e que têm imensa pena de deitar fora? Que tal usá-los para fazer uma pequena e protectora bolsa para os óculos?


Certamente já viram este tipo de cubos em tecido para os mais pequenos. E já repararam no preço? Um pouco exagerado em algum casos certo? Então que tal fazê-los em casa? Poderás usar todo o teu amor e carinho num brinquedo que irá estimular o crescimento saudável daquele bebé que é tão especial para ti...



E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Marmelada

Andava há bastante tempo para fazer marmelada em casa. É daquelas coisas que me lembra a infância porque a minha mãe fazia todos os anos. No tempo em que se davam os marmelos... não de compra como agora...

Pois bem... eu tive a sorte de ter a minha amiga P., que tem família lá para os lados da Covilhã e trouxe-me um saco enorme cheio de marmelos! Como era de um terreno abandonado e sem qualquer tratamento a maioria deles vinha com bicho e por isso foi preciso aproveitar o que dava e o resto mandar para o lixo. Infelizmente, não houve caroços para fazer a geleia... essa terá de ficar para outra altura.

Receita adaptada do Pantagruel

Ingredientes:
  • 1,5 kg de marmelos descaroçados e cortados em cubos
  • 850 gr de açúcar amarelo

Preparação:
Cortar os marmelos em cubos retirando as sementes. Coloque numa panela suficientemente grande juntamente com o açúcar.
Colocar para cozer em lume médio. Ir mexendo até que o açúcar derreta todo formando uma calda. Depois tape a panela de deixe cozer os marmelos por cerca de 40 minutos nessa calda. 
Nessa altura, retire do fogo e passe os marmelos com a varinha mágica. Volte a colocar no fogo por mais 40 minutos até estar com a consistência desejada.
Divida por caixas herméticas e deixe arrefecer cobrindo com papel vegetal. 

Nota: Eu gosto da marmelada bem vermelhinha e dura por isso fiz esta receita. Até porque é esta receita que me permitia aproveitar melhor os marmelos que tinha. Existem outras variações da receita para quem quiser mais clara ou mais liquida.




Bom apetite!

A pensar no Natal: Ofereça Fotografias ;)

Vivemos na época das câmaras digitais e muito frequentemente a família (especialmente os avós) queixam-se que não têm fotografias recentes... Por isso é muito boa ideia pegar em algumas fotografias que gostem e montar um álbum, pequenino ou maior, para oferecer este Natal. Será não só um belo presente como de certeza que será algo que quem o receber vai gostar ;)

E para ajudar... eu vou dar-vos algumas sugestões!

Este mini-álbum é feito numa técnica que dá por nome acordeão. Acho que o nome e a imagem dizem tudo certo? Quanto mais longo for maior capacidade de fotografias terá. Podem optar por usar apenas um tema/pessoa por álbum ou um com fotos da família toda!



Aqui a foto é usada na capa de uma agenda ou diário. No caso do diário poderá ser usada uma foto da futura proprietária... Nas agendas uma foto da família, dos filhos ou netos para estarem sempre perto... E se conhecem alguém que vai casar no próximo ano porque não uma agenda com a foto do casal para anotarem todos os compromissos e tarefas que terão de cumprir antes do grande dia?


Uma decoração que é ao mesmo tempo uma moldura de vários bons momentos! A estrela é um exemplo... com certeza conseguirão encontrar outros motivos para transformar esta ideia em algo mais vosso ;)

Esta ideia pode ser vista aqui

Um cartão com a fotografia para aqueles que estão longe poderá ser a melhor formar de desejar boas festas a quem não poderá ver de perto nesta quadra. De certeza que será muito bem estimado por muitos anos!

 Esta ideia pode ser vista aqui.

Junte várias fotos dos filhos e faça uma montagem com pequenos elementos decorativos numa única moldura! No meio a palavra que vos une: Família!

 Esta ideia pode ser vista aqui.


E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-) 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A pensar no Natal: Presentes artesanais

Costuma-se dizer que o que vale é a intenção. E em tempos de crise a intenção é maior e o orçamento menor. Por isso na hora de presentear os seus familiares e amigos pense primeiro no seu bolso e depois nos presentes. Não adianta andar a gastar o que não se pode. Depois das festas acabar vai andar deprimida a pensar no dinheiro que lhe faz falta e quem realmente gosta de si e é seu amigo não se vai importar de receber uma pequena lembrança em vez de uma grande prenda sem carinho nenhum ;-)

Então aqui ficam algumas ideias de como presentear sem acabar com o saldo da conta no negativo ;)

Para os mais novos uns saquinhos com guloseimas são boas opções. Podes ser feitos em tecido ou em papel e depois encher com gomas e rebuçados!





Muita gente sabe fazer bijutaria. Mesmo que seja uns brinquinhos básicos. Porque não pegar nesse jeito e fazer umas pecinhas para oferecer àquela amiga que adora um miminho assim? E para tornar a embalagem ainda mais agradável que tal juntar um pequeno bombom? Vai ser difícil resistir a um carinho assim ;)


Tem um amigo ou amiga que recentemente mudou de casa ou até mesmo foi morar para a sua primeira casa? Nada melhor do que lhe oferecer alguma coisinha para o lar pois nestas alturas o dinheiro encurta imenso e toda a ajuda é bem-vinda! Nesta ideia usa-se uma moldura comum que com um pequeno pedaço de tecido ou papel e uns puxadores de porta é transformada em tabuleiro! Não é óptima esta ideia?


Qual é a criança que não gosta de pintar? Conhecem alguma? Então porque não lhes dar material para isso? Uns simples lápis de cor ou de cera dentro de um frasquinho de vidro todo decorados farão as delícias dos pequenos artistas!



Um conjuntinho de escritório também pode ser boa ideia para tirar o ar cinzento à secretária de qualquer escritório. Uma pasta para guardar revistas ou catálogos, um pequeno porta-canetas e uma simples moldura  (que podem ser feitos em casa reciclando material) irão alegrar o ambiente de trabalho até do mais sisudo :D


A sua irmã ou uma amiga próxima anda a aprender a tricotar? Porque não lhe dar o material que lhe vai ser tão útil nessa nova aventura? Um pequeno e simples cesto com lãs variadas e um ou dois pares de agulhas darão para horas e horas de puro lazer.


Lembram-se de quando esperávamos ansiosamente por uma carta da nossa penfriend? Da alegria que era ler as cartas e postais trocados? Porque não relembrar essas belas tradições que se perdem no mundo dos e-mails e oferecer a uma adolescente um conjunto delicado de cartões e envelopes personalizados e que poderá trocar com as suas amigas?

Esta ideia é a minha preferida e acho que nem preciso explicar porquê :D Quantas de nós temos as revistas de culinária todas misturadas e desorganizadas? Porque não decorar um arquivo de revistas com motivos ligados à cozinha e à arte de cozinhar? Podem até ser um conjunto divididos por temas! Se fosse eu a receber ia adorar ;)

Esta ideia pode ser vista aqui.



E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A pensar no Natal: Grinaldas

Por cá não é um elemento decorativo muito usado se bem que tem ganho bastantes adeptos nos últimos tempos. São as Grinaldas, também conhecidas como Coroas.
Elas existem de todas as cores e feitios, naturais ou artificiais, com mais ou menos adornos. 
A sua origem é muito anterior ao Cristianismo (podem ler um pouco da história aqui) e de uma forma bem resumida significa algo que não tem começo nem fim.

Apesar de poderem ser usadas durante todo o ano e com várias finalidades, aqui vão ficar algumas ideias para as usar nesta época natalícia que se aproxima!


Uma grinalda simples feita com pequenos ramos de pinheiro. Provavelmente até já encontraram grinaldas simples assim prontas a decorar a gosto. Depois o que lhe fizeram foi colocar algumas etiquetas com palavras e expressões ligadas à época amarradas com pequenas fitinhas coloridas. Podem também (isto já é a minhas cabecinha a ter ideias) usar daquelas etiquetas que se colocam nos presentes e que têm imagens lindas! Ou aproveitar cartões de anos anteriores para fazer as etiquetas! Vale tudo em nome da decoração reciclada ;)


Esta é sem dúvida diferente e inesperada! Uma Grinalda feita com borboletas. Este tipo de borboletas encontram-se em muitas lojas (até nos chineses já vi!) E quem diz borboletas diz anjos. É meter a cabeça a imaginar e criar algo novo ;)
 
 Ideia de Martha Stewart

Mais uma bem simples de ramos de pinheiros mas desta vez com lacinhos de fita de várias cores. Uma bela oportunidade para usar aqueles bocadinhos de tecido ou fita que nos sobram e não sabemos o que lhes fazer...

Para mim está é muito original! Gostei mesmo imenso da ideia. É feita com estrelas e flocos de neve feitos em papel. Honestamente não sei se foram comprados assim e depois colados uns aos outros ou se é trabalho com base na famosa Sizzix mas de qualquer forma a ideia parece-me fácil de fazer em casa. Com ou sem maquineta é possível cortar estas formas em cartolina, papel de embrulho ou mesmo papel de revista. Vai ser uma forma divertida de começar a preparar a decoração!

Eu sou suspeita para preferir esta simplesmente porque eu adoro canela. Parece-me que além da função decorativa também deverá funcionar como ambientador natural pois tanto pau de canela junta tem de dar cheiro!

Eu gostei desta ideia... agora não sei se a executaria! A razão? Muito simples!! E depois fazia as minhas bolachinhas como? Tinha de esperar pelo fim das festas? Não sei se aguentava :D

As ideias com botões proliferam por aí. A ideia é muito bonita mas leva imensos botões e a não ser que possam atacar as colecções da mãe ou da avó... ficará um pouquito cara! Mas que é uma ideia linda não tenho dúvidas!

Usar as fotos da família é sempre uma ideia boa. Assim podemos colocar visiveis algumas das centenas de fotos que temos guardadas algures, recordamos bons momentos e lembramos-nos de quem nos é mais querido. E usar as fotos dos nossos amiguinhos de 4 patas também é boa ideia. Afinal também é Natal para eles ;)


Esta grinalda é a mais fofinha de todas! Faz-me lembrar simultaneamente as nuvens e a neve... Acho que ficou muito bem conseguida. Pela explicação entendi que é feita com pompons de lã mas fiquei a pensar se com aquelas bolinhas de algodão que usamos para tirar a make-up não resultará... Quem se arrisca a fazer?
 Ideia de Better Homes and Gardens

E por hoje é tudo! Amanhã haverá mais ideias para preparar o Natal ;-) 
Related Posts with Thumbnails