segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pectina Caseira sem bimby :)

Muito se tem falado sobre o uso da pectina nas compotas feitas na MFP mas na verdade este ingrediente não é fácil de encontrar.

Ao fazer algumas pesquisas na internet encontrei algumas receitas que usavam a bimby (podem ver por exemplo aqui) para fazer a dita pectina mas eu não tenho bimby... então depois de ver a receita adaptada às duas versões aqui resolvi tentar fazer!

Aqui fica a minha experiência.

Pectina Caseira


Ingredientes:
  • 2 copos da parte branca da casca de laranja
  • 6 copos de água
Preparação:
Descasque as laranjas e separe a parte branca. Corte em pedaços pequenos e coloque no copo do liquidificador com metade da água indicada e bata bem para desfazer a parte branca.
Deite num tacho esta mistura com a restante água e deixe ferver por cerca de 1 hora.
Depois de reduzir coloque a mistura para escorrer em filtros de café de forma a apenas passar o liquido concentrado.
Coloque o liquido resultante da filtragem num frasco previamente esterilizado.
Conserva no frigorífico até cerca de 4 meses.

3 criatividades:

luarte disse...

Muito obrigada por teres partilhado a receita. É de facto muito útil.
Já agora uma dúvida. Será que utilizando a pectina se pode reduzir ainda mais a quantidade de açúcar?
Em que altura se deve adicionar a pectina à compota?
Beijinhos e obrigada pela tua resposta

Orquídea disse...

Olá!
Honestamente eu ainda não a usei para fazer compotas.
Honestamente não sei se podemos diminuir ainda mais as quantidades de açúcar. Eu uso 1kg de fruta metade de açúcar amarelo. A pectina devemos colocar 60 a 120ml conforme a fruta tem mais ou menos pectina originalmente.

Isto foi o que eu li no forum da Bimby que deixei o link em cima ;-)

Quando fizer a experiência com compota mesmo eu conto como correu ;)

beijinhos

luarte disse...

Obrigada :)

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails