Contra mim falo mas muito de nós não fazemos qualquer controlo sobre as nossas despesas pessoais e domésticas. Falo das despesas correntes mas também das extraordinárias.
Hoje ao ver a oferta do site Giveaway of the Day lembrei-me que não há melhor altura do que esta para começar.
Então hoje e só hoje o site Giveaway of the Day está a oferecer um software do género dos usados em contabilidade mas para uso individual e caseiro. Para o ter basta ir ao site ainda hoje fazer o download e instalar o software. Tem acesso ilimitado o único lado negativo é não permitir actualizações automáticas nem suporte técnico mas é gratuito!!! Relembro que apenas estará disponível hoje, 20 de Novembro! Corram!
Para quem não chegar a tempo deixo aqui outras sugestões para controlar as finanças caseiras!
Ao nível de software podem encontrar também os gratuitos GnuCash, o HomeBank ou o Money Manager Ex. Para quem preferir as velhinhas tabelas de excel, que também são excelentes para controlar o orçamento pode encontrar, pode encontrar modelos já prontos a usar e controlar as finanças em sites como o Dias Felizes, Como Poupar Dinheiro ou o Excel & Finanças. O objectivo é igual em todos. Controlar as despesas e os ganhos!
Honestamente, não posso recomendar nenhuma ferramenta em detrimento de outras. Como já disse no início não tenho por hábito fazer este controlo por isso vou fazer os meus testes agora. Mais lá para a frente eu digo como está a correr e se me estou a dar bem com este sistema ;)
E vocês? Usam algum destes sistemas? Vão começar a usar? Contem como controlam as despesas pessoais! Todas juntas daremos boas ideias a seguir!
9 criatividades:
Olá! Eu não uso nenhum desses sistemas sofisticados. Uso mesmo o excel desde que me casei, a 10 anos.
Aprendi a fazer orçamento observando meu pai. Em casa eramos cinco filhos e a grana curta. rss Assim ficou um legado de meu pai, e não tenho problemas nem surpresas. :D
eu tenho umas tabelinhas no word onde anoto as despesas da casa, com a quantia prevista, e depois a gasta e o dia; com as despesas do supermercado, da Nespresso, refeições fora de casa, refeições dentro de casa (tipo pizzas e assim), saídas à noite; e outra tabelinha com as despesas extra (no meu caso) roupa, equipamento para casa e outros.
Mas estou a pensar em refazê-la e passar para o excel.
Eu tenho um ficheiro meu em Excel onde registo todas as saídas e todas as entradas. Mas vou ver a proposta apresentada! :)
artesdanatacha felizmente nunca me senti perdida mas acho que está na hora de fazer algo mais organizado e ver onde ando a gastar realmente o meu dinheiro.
Raquel, fazendo no word não podes fazer grandes cálculos automaticamente. O excel vai te permitir fazer melhores comparações sem te preocupares .
Gorduchita também já tentei o ficheiro excel mas acabo por desistir. Vamos ver se desta vez me mantenho na linha da contabilidade organizada ;)
Eu tambem tenho uma tabela, para saber quanto tenho de pespesas, se falta dinheiro, se sobra, etc
mas se poupar mais um pouco, morro, axo que já não ha mais que posa fazer acredita.
bjs
olá orquidea, eu uso um mapa em excell e tem sido mesmo útil. o primeiro passo para esticar o dinheiro é mesmo fazer um planeamento.
se quiseres posso ceder-te o mapa, como aliás já referi diversas vezes no meu blog é só enviares-me um email. :)
BV eu sei que é isso. Viver com o dinheiro contado é duro mas no fim até damos mais valor ao pouco que temos!
Tostão acho que vou tentar. Já te mando um mail.
;)
Antes de mais obrigado pelo site com software gratuito, já lá estive a dar uma vista de olhos e ontem descarreguei o meu 1º programa para edição de fotos.
Quanto à gestão das despesas. Aqui há uns anos lembrei-me de experimentar anotar todos os gastos que fazíamos mas não deu muito resultado porque nos esquecíamos de o fazer logo que chegávamos a casa, porque não pedíamos os talões e depois não nos lembrávamos da quantia gasta, etc. Enfim, acabei por desistir.
Há uns meses atrás comecei a planear as refeições cá de casa para a semana seguinte e as compras são feitas segundo as refeições planeadas. Isto permite-me tentar variar mais as refeições, saber com antecedência o que vou cozinhar e por outro lado só comprar aquilo de que realmente preciso e tem dado resultado. Tento também ao planear as refeições incluir algumas que sejam mais económicas para não sair muito da quantia que geralmente gastamos por semana no supermercado.
No supermercado, comparo sempre o preço do kg e na maior parte das vezes compro produtos de marca branca desde que ache que não fico a perder em termos da qualidade. Aqui fazem uma coisa que nos supermercados em Portugal acho que não fazem que é existem secções com produtos a preços reduzidos por vários motivos, as embalagens podem estar um pouco amachucadas ou são produtos que estão próximo da data de validade. Costumo dar uma vista de olhos a ver se há algo que valha realmente a pena.
Quando saímos geralmente levamos picnic de casa, uma vez outra vamos ao McDonald's por causa do garoto mas tirando isso não comemos fora de casa e também não mandamos vir comer de fora. Faço o nosso próprio pão e os iogurtes também. De vez em quando lá fazemos uma extravagância ou outra desde que haja possibilidade e temo-nos dado bem com este sistema.
Olá Orquidea,
Primeiro de tudo Parabéns pois foste referida no Jornal Sol, e noutros links. Continua com a partilha de ideias, todas aprendemos...
Em relação a este post, posso dizer-te que uso o do Dias Felizes porque era o único que conhecia, já uso desde o ano passado.
Acho que faz todo o sentido apontarmos as despesas, ao apontarmos tudo temos noção dos cafézinhos que andamos a tomar, a revista que comnpramos pq até é barata, o bolo que nos apeteceu... Tudo junto... FAZ DIFERENÇA!...
Já pedi à Tostão para me mandar o mapa que refere no blog dela e foi uma querida já me enviou.
Pedir os talõeszinhos (nem que seja do café, eu peço), no inicio esquecia-me, agora já faz parte da rotina; a parte chata é por tudo no mapa de despesas, mas é uma questão de separar os talões por áreas, supermercado, livraria, água, luz, cabeleireiro, etc.
Mas quando está tudo lá... Põe-nos a pensar no que andamos a gastar...
Bjs
Teresa C.
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.