sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Freecycle: Poupar o Ambiente e a Carteira



Para quem não conhece (ainda) o movimento Freecycle não sabe o que tem andado a perder!

O movimento começou em Tucson, USA, a 10 de Maio de 2003 e que tem agora milhares de grupos afiliados em todo o mundo e no momento em que escrevo este post conta com mais de 7,5 milhões de participantes!

O objectivo é muito simples! Mudar o planeta a cada oferta!

E como se faz isto? Através da plataforma de grupos do yahoo, pessoas de todo o mundo agrupam-se por cidades e depois partilham "avisos" de objectos que já não precisam que têm para oferecer. A única obrigatoriedade é que tudo o que é oferecido é livre de qualquer pagamento!

Eu sou moderadora do grupo do Porto desde a sua fundação em 2006 e sei que o sistema funciona. Claro que há sempre quem abuse do "sistema" mas isso acontece em todo o lado.

Por lá, e em outros grupos do país, já se ofereceram mobília, roupa, livros, brinquedos, electrodomésticos.... Pode aparecer de tudo um pouco. Os únicos requisitos é que o que se oferece seja legal e gratuito.Alguém tem em casa um sofá que já não precisa? Oferece no grupo e alguém que precise vai pedir para ficar com ele. Assim vamos diminuindo o lixo que vai para os aterros e evitamos que mais bens sejam comprados sem que exista a real necessidade de algo novo.

Além disso pode ajudar pessoas com menos posses económicas a ter o básico (e não só) em casa e ter uma vida mais confortável sem ter de gastar dinheiro!

Os grupos são abertos a todos que queiram participar deles mesmo que não tenham nada para oferecer no momento. Um dia poderão vir a ter ;)

Para aderir basta pesquisar onde é que existe o grupo mais próximo no site oficial do movimento. Existe quase de certeza um próximo de ti e se não houver... podes sempre começar um como eu fiz!

5 criatividades:

Raquel disse...

Adorei, adorei, adorei! Obrigadíssima por partilhar! Vou indicar a amigas e conhecidos.

Espiral disse...

Achei muito interessante esta ideia.

Já me inscrevi num de Lisboa e estou à espera da aprovação =)

Orquídea disse...

Que bom que gostaram da ideia. O país precisa de mais gente pense assim e que reutilize o que já existe!

Divulguem porque a causa merece ;)

tostão disse...

eu já ha mto que estou inscrita no de lisboa, mas só usei uma vez para me ver livre de muitas revistas de destinos :) houve logo quem quis, o que foi bom, pois estava a dar-me pena por na reciclagem.
foi bom teres lembrado, há mto que nao vou ao freecycle, vou lá ver as novidades ;)

Orquídea disse...

Sim o Freecycle tem essa vantagem de se poder dar e receber o que é muito bom!

Beijinhos

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails