sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Marmelada

Andava há bastante tempo para fazer marmelada em casa. É daquelas coisas que me lembra a infância porque a minha mãe fazia todos os anos. No tempo em que se davam os marmelos... não de compra como agora...

Pois bem... eu tive a sorte de ter a minha amiga P., que tem família lá para os lados da Covilhã e trouxe-me um saco enorme cheio de marmelos! Como era de um terreno abandonado e sem qualquer tratamento a maioria deles vinha com bicho e por isso foi preciso aproveitar o que dava e o resto mandar para o lixo. Infelizmente, não houve caroços para fazer a geleia... essa terá de ficar para outra altura.

Receita adaptada do Pantagruel

Ingredientes:
  • 1,5 kg de marmelos descaroçados e cortados em cubos
  • 850 gr de açúcar amarelo

Preparação:
Cortar os marmelos em cubos retirando as sementes. Coloque numa panela suficientemente grande juntamente com o açúcar.
Colocar para cozer em lume médio. Ir mexendo até que o açúcar derreta todo formando uma calda. Depois tape a panela de deixe cozer os marmelos por cerca de 40 minutos nessa calda. 
Nessa altura, retire do fogo e passe os marmelos com a varinha mágica. Volte a colocar no fogo por mais 40 minutos até estar com a consistência desejada.
Divida por caixas herméticas e deixe arrefecer cobrindo com papel vegetal. 

Nota: Eu gosto da marmelada bem vermelhinha e dura por isso fiz esta receita. Até porque é esta receita que me permitia aproveitar melhor os marmelos que tinha. Existem outras variações da receita para quem quiser mais clara ou mais liquida.




Bom apetite!

2 criatividades:

C disse...

Há quanto tempo não como marmelada.

Orquídea disse...

É tão bom...

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts with Thumbnails