Bolo de Ameixas

Ofereceram-me uns bons quilos de ameixas e sem saber o que lhes fazer além de simplesmente as comer fui à procura de receitas onde as utilizar! Acabei por me apaixonar por uma receita no Elvira's Bistrot e experimentei fazer.


 


Infelizmente quis inventar um bocadinho! Quis trocar a forma sugerida por uma de silicone e não saiu lá muito parecido porque deformou um bocadinho! Mas o gosto era muito bom! Recomendo que experimentem esta receita mas sigam as instruções na parte da forma para que fique impecável.


 



 


Ingredientes:

- 400 g de ameixas frescas
- 250 g de farinha Branca de Neve (já tem fermento)
- 200 g de manteiga amolecida
- 175 g de açúcar
- 100 g de amêndoa moída
- 50 g de amêndoa laminada
- 3 ovos
- 6 colheres (sopa) de leite
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (usei caseira)
- manteiga para untar
- açúcar para polvilhar


 


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma forma redonda (sem buraco) com papel vegetal e untar o papel com manteiga. Reservar.

Lavar e secar as ameixas. Eliminar os caroços e cortar as ameixas em gomos grossos. Reservar.

Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Juntar os ovos um a um, sem parar de bater. Adicionar o leite e misturar. Juntar a baunilha, a farinha e a amêndoa moída. Bater muito bem.

Deitar metade da massa na forma e juntar os gomos de ameixa. Cobrir com a massa restante e polvilhar com as amêndoas laminadas.

Levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito ou uma lámina fina. Retirar o bolo do forno e polvilhar com um pouquinho de açúcar. Deixar amornar antes de desenformar. Desenformar delicadamente e eliminar o papel vegetal. Servir o bolo levemente morno ou frio.


 



 


Bom apetite!

Comments

  1. Tenho o mesmo "problema": montes de ameixas! Já fiz uma deliciosa tarte e acho que agora vou experimentar este lindo e apetitoso bolo!
    Está com um aspeto de se pedir mais do que uma fatia... nhamnham

    isa

    (http://manasecompanhia.blogspot.com/2011/07/tarte-de-ameixa-isa.html)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Objectivos para 2014

Poupe na Botija de Gás

Lavandarias Self-service