Dicas para fazer iogurtes

A minha querida amiga R. anda com dificuldades em fazer iogurtes em casa... e pediu-me dicas pois eu só digo maravilhas dos iogurtes caseiros!


Como pensei que talvez mais gente tivesse dúvidas semelhantes vou colocar aqui as minhas dicas. 


  • Cuidado para não aquecer demasiado o leite! Se estiver muito quente vai inibir o trabalho dos fermentos que fazem o iogurte e ele poderá ficar muito liquido. 

  • Uso sempre leite meio-gordo a uma temperatura morna (na bimby usem 37º). Quanto mais quente ele estiver mais probabilidade de criar soro vai ter!

  • Se a mistura for feita na bimby ou no liquidificador, usar a velocidade mais baixa possível e por pouco tempo. No caso de se estar a fazer iogurtes com chocolate, bolacha ou fruta bater primeiro o leite com o ingrediente adicional e só depois adicionar os iogurtes. De preferência usar a função "pulsar" até 3 vezes ou no caso da bimby a velocidade 1.

  • Para quem faz a mistura na bimby ou no liquidificador é normal os iogurtes ficarem com uma espécie de espuma em cima. Isso é produzido pelo acto de bater a grande velocidade.

  • Eu tapo os copos dos iogurtes com as tampinhas antes de ligar a iogurteira. Não fecho completamente as tampas. Apenas as pouso em cima dos copos.

  • Deixo na iogurteira durante 12 horas e depois vão para o frio.

  • Não uso leite em pó! Dizem que fica mais saboroso ou sólido mas eu não acho que faça diferença e só encarece o produto final.

  • Uso uma relação de dois iogurtes naturais para cada 800ml de leite. Não usar iogurtes cremosos se quiserem um iogurte mais sólido. E quanto mais básico for o iogurte (eu prefiro os de marcas brancas) melhor!






No fundo, fazer iogurtes é um processo de tentativa e erro. Cada iogurteira é diferente e devemos testar várias possibilidades até acertar no ponto que queremos!


Se tiverem outras perguntas estejam à vontade para perguntar ;)

Comments

  1. Adorei as dicas e adoptei algumas(para não dizer todas) que fizeram toda a diferença.
    É bom ter uma amiga que dá dicas tão boas :)
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Sempre usei leite em pó. Uso o Molico magro (que foi o mais barato que encontrei). Hei-de experimentar fazer sem o leite em pó.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Objectivos para 2014

Poupe na Botija de Gás

Lavandarias Self-service