Pão Semi-integral com sementes
Por norma em casa não uso farinhas preparadas para pão. Em primeiro lugar porque são caras e em segundo lugar por são limitadoras. Muito honestamente dá-me prazer fazer a mistura à minha maneira e especialmente controlar a quantidade de sal. E ao contrário do que se possa pensar não dá assim tanto trabalho. E a poupança compensa qualquer trabalho adicional a abrir o pacote e despejar a farinha na cuba!
Ingredientes:
- 300ml de água
- 3 a 5 gr de sal
- 200gr de farinha de trigo integral
- 300gr de farinha de trigo
- 20gr de fermento biológico fresco ou 6gr de fermento biológico seco
- 30gr de sementes a gosto (usei de sésamo e linhaça)
Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada. Seleccionar o programa de pão básico e ligar.
Bom apetite!
Tenho andado a "namorar" umas embalagens de sementes para pão que há aqui no supermercado mas de cada vez o marido e o filho começam a refilar e já os estou a ver esgaravatarem o pão para tirarem as sementes uma a uma. No outro dia para compensar a não adição de sementes juntei noz picada grosseiramente e ficou muito bom. Concordo contigo no que toca às farinhas pré-preparadas para além de que pôr os ingredientes um a um na máquina demora 5 minutos se tanto.
ReplyDeleteO teu pão está com muito bom aspecto.
Eles são assim tão esquesitinhos? Por acaso neste pão as sementes ficaram muito pouco visiveis! Eu não me importo porque sei que lá estão... Mas eu acho que devias arriscar ;)
Delete
ReplyDeleteEu costumo exactamente fazer o mesmo, costumo também usar farinha de milho e tenho vários saquinhos de semente diferentes.
Diz-me só uma coisa, como medes o sal? Tens algum medidor especifico? A minha MFP não trazia então o sal meço por colher de sobremesa...
Jinho
Olá!
DeletePara ser honesta em nem sempre meto sal e às vezes é a olho. Mas como peso tudo numa balança electrónica não tenho esses problemas de pesar porque a minha pesa à grama e é muito precisa!
Mas acho que uma colher de sobremesa é capaz de ser muito... eu iria mais por uma de chá ;)
Bj
Que belo aspecto, tenho de experimentar, após os comentários que li aqui uma coisa tenho de dizer, por pouco que se ponha sal tem de ter!
ReplyDeleteTer ter não tem mas dá sabor é verdade. Eu depende do pão que fizer. E de vez em quando sem sal não faz mal nenhum ;)
DeleteÀs vezes não me apetece fazer as misturas, por isso tenho sempre algumas já prontas em vez de o fazer na hora fica quase tudo pronto, é só por a àgua, o fermento e o sal que não convém deixar já preparado.
ReplyDeleteEu também faço umas misturas para quando não tenho tempo. Assim é só meter para a cuba ;)
DeleteOlá!
ReplyDeleteComprei agora uma maquina de fazer pão e ainda estou "á descoberta" .
Ainda só usei farinhas preparadas mas tenho muitas duvidas e gosto de variar até porque o meu marido está sempre a queixar-se que estas misturas já feitas têm muitas Quilocalorias.
Isto tudo para fazer uma pergunta simples. Onde é que se compra o fermento fresco ou seco??
Desde já muito obrigada pela resposta e parabéns pelo blog
Patricia
Olá!
DeleteTanto um fermento como outro podes comprar nos supermercados. O fresco tens na zona de padaria/pastelaria nas arcas frigoríficas. O seco costuma estar junto dos outros fermentos, preparados para bolos e assim.
Em breve eu faço um post sobre fermentos ;)
Eu tambem prefiro fazer a mistura, o meu problema tem sio mesmo arranjar um sitio onde comprar a farinha integral, mas ainda hei de encontrar.
ReplyDeleteEu tenho comprado sempre no minipreço. Custa 0,59 cada 500gr. Agora também encontrei mais barato num supermercado aqui perto do trabalho mas é o Froiz uma cadeia muito pequena em Portugal.
DeleteAcho que a Nacional também tem ;)