Vamos aprender a fazer contas?
Depois de ter mostrado uma das minhas mega poupanças aqui no blogue recebi alguns pedidos para explicar como se consegue essas poupanças tão grandes. Bem a maior parte da explicação está lá para aqueles casos específicos! Mas entendo que se calhar o que vos falta saber é como planeo as compras... estarei certa?
Então é assim! Em primeiro lugar eu (ainda) não faço inventário doméstico no sentido amplo da expressão. Ou seja, não uso uma folhinha onde está anotado tudo o que tenho e que quantidades! Mas por acaso ando a planear experimentar a ver se resulta comigo. O que eu faço é planear as compras antes de sair de casa.
Para isso eu uso:
- folhetos dos supermercados da zona onde vivo
- dossier dos vales de desconto
- talões de desconto Minipreço (MP)
- bloco, caneta e máquina calculadora
Depois vejo as promoções que têm em cada um dos folhetos e até quando duram! Pesquiso na internet se há folhetos mais recentes das lojas para planear futuras compras. Um bom lugar onde gosto de pesquisar é no Dona de Casa Actualizada porque lá tem sempre os alertas de quando sai um novo folheto ou uma promoção muito boa! Mas também visito os sites do Continente, Jumbo e Minipreço que são os supermercados onde mais compro.
Depois enquanto vejo as promoções eu faço estas perguntas:
- Uso este produto mesmo que de outra marca mais barata?
- Preciso de o comprar ou já tenho bastante quantidade em casa?
- Tenho um vale para maximizar a poupança?
- O preço final com todos os descontos vale a pena?
Se chegar à 4ª pergunta e a resposta for sim então esse produto vai para a lista de compras e também anoto o valor pelo qual o vou comprar. Depois de tudo analisado e da lista pronta eu faço a soma para ver se o total está ou não dentro do meu orçamento e se posso comprar tudo. Se achar que o valor está exagerado vejo quais dos produtos me fazem menos falta pois tenho ainda de contar com os produtos que faltam em casa e não estarão em promoção.
E então como se faz as contas todas direitinhas? Vamos ver com exemplos de folhetos que estão em vigor esta semana ;)
Em primeiro lugar vou falar da possibilidade de aproveitar a campanha Marcas que Valem Mais que oferece a devolução de 50% do valor gasto na compra de produtos das marcas Persil, Sonasol, X-Tra e Completo. Nota: o valor devolvido é depois de descontado qualquer valor de desconto em cartão, talões ou vales até a um limite de 50€ por lar. Mais informações no site.
Primeiro exemplo:
Equação de Poupança: 6,98 - 50% = 3,49/2 = 1,745€ a unidade
Terceiro exemplo:
Equação de Poupança: (4,28+2,14) - (2x0,50) = 5,42/2 = 2,71€ a unidade
Equação de Poupança: 3,80 - 0,50 = 3,30/2 = 1,65€ a unidade
Equação de Poupança: 9,75 - 2 = 7,75€/2 = 3,875€ a unidade
Equação de Poupança: 7,87 - 3 = 4,87€ a unidade
Equação de Poupança: 1,87 - 1 = 0,87€ a unidade
ReplyDeleteola,
dicas muito interessantes!
Ja agora, compras a revista "saberes e sabores" ou enviam para casa? Como funciona? se comprares, compensa os valores dos taloes de desconto?
bj
Lucia
Olá,
DeleteNo início do ano ganhei uma assinatura semestral num passatempo da Vaqueiro e por isso tive 6 revistas de graça! Eu não continuei a assinatura! Quando sai um número espreito as receitas a ver se vale a pena comprar. Agora parece que vai passar a trimestral (é a crise!!!) e ainda não sei como vai ficar o preço. Se quiseres mais informações vê no site da Vaqueiro.
Sobre se compensa pelo vales... depende!! Tens de ver se usas os produtos que vêm nos vales e se lhes vais dar uso até à data limite. Penso que comprar a revista só pelos vales é um erro. Agora se for um número com muitas receitas que gostes e com a vantagem de trazer os vales acho que compensa.
Espero ter respondido à tua dúvida.
Bjs
adorei este post! ;)
ReplyDeleteeu também penso sempre bem a ver se é realmente vantajoso o desconto ou não!
OLa
ReplyDeleteEm primeiro lugar queria dizer que adoro este blog e sou uma visitante diária.
Já aprendi imensas coisas com ele.... e principalmente poupar.
Nos tempos que correm todos os tostões são necessários.
Queria saber se os teus talões do site para mim ja chegaram este mês.
Já me inscrevi em Agosto e até agora ainda n recebi nada. Costuma demorar?
Beijo grande.
ok, obrigada.
ReplyDeleteEntão vai para a venda nas papelarias e supers , nao e? Tenho de espreitar.
Agora so sai daqui a 3 meses?
ReplyDeleteups,
ja vi que agora a revista só sai em Dezembro!!
bj
Olha, quanto mais visito o teu blog, mais coisas aprendo.
ReplyDeleteEstá muito bem explicado e para dizer a verdade nunca tinha feito estas contas todas no que diz respeito ao minipreço. Tenho o minipreço por perto, mas vou muito ao intermarché e modelo continente, porque são os mais perto.
Este mês, vou tentar a tua "técnica".
Obrigada!!!
Bjs
ReplyDeleteAh e muito obrigada por ter mencionado o meu blog!!!
Bjs