Farófias no microondas

Eu adoro farófias. Acho um doce incrivelmente simples de fazer e óptimo de comer. E quando descobri esta versão da Galinha Maria de fazer as farófias no microondas não resisti a experimentar!


 


É bem mais simples de fazer porque não temos de cozer as farófias no leite e ficam menos doces o que para mim foi óptimo. E é uma óptima forma de aproveitar as claras que sobram de outras sobremesas e bolos!


 


Se gostam de farófias, recomendo!


 



 


Ingredientes:



  • 4 claras

  • 4 + 5 colheres de açúcar

  • 500 ml de leite

  • 1 colher de sopa de farinha Custard (1)

  • Canela q.b.


(1) Se não tiverem farinha Custard em casa substituam pela mesma quantidade de Amido de Milho (maizena) e 2 gemas de ovo.


 


Preparação:


 


Bater as claras em castelo bem firme. Ir juntando as 5 colheres de açúcar à medida que se vai batendo. Quando estiverem bem firmes, pôr num prato de sopa, 2 ou 3 colheradas conforme couber, de claras. Levar a cozer 30 seg. na potência máxima do micro-ondas. Colocar as claras numa outra travessa (porque libertam um pouco de líquido).


 


Entretanto, ir fazendo o leite creme. Num pouco de leite dissolver a farinha Custard até ficar sem grumos. Levar o restante leite com as 4 colheres de açúcar ao lume até ferver. Colocar a mistura com Custard feita anteriormente e mexer até o leite creme ficar consistente.


 


Deitar metade do leite creme num recipiente onde possa servir. Quando todas as farófias estiverem cozidas, passá-las para o recipiente e deitar o restante leite creme por cima às colheradas.


 


Salpicar com canela a gosto.


 



 


Bom apetite!

Comments

  1. Adorei a sugestão :)


    Beijinhos*

    ReplyDelete
  2. Hummmm têm um aspecto divinal!

    ReplyDelete
  3. Excelente ideia...para mim as farófias têm de ter aquele molho com as gemas, mas não impede que faça assim as claras no microondas, dá muito menos trabalho! obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Argas,
      Eu também prefiro o molho tradicional mas há muita gente que não pode comer gema de ovo seja por alergia seja pelo colesterol por isso deixei cá a receita ;)

      Delete
  4. Fantástico! Não fazia ideia que se podiam fazer farófias no micro-ondas.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Objectivos para 2014

Poupe na Botija de Gás

Lavandarias Self-service