Ética no uso dos Vales de Desconto

Devido à minha recente participação no programa Você na Tv, este assunto dos vales de desconto e de como os conseguir tem sido muito discutido. Infelizmente, do meu ponto de vista, nem sempre da melhor forma.


 


Uma vez que tenho recebido vários e-mails, e comentários (aqui e no Facebook) com situações que eu penso que não são ética nem moralmente correctas penso que devo abordar o assunto de uma forma aberta e sem tabus!


 


Então, em primeiro lugar quero que saibam que conseguir muitos vales de desconto e conseguir boas poupanças leva tempo. Bastante tempo. Não pensem que vão conseguir de um dia para o outro ou mesmo em um mês. Tudo isto leva tempo e planeamento. Ainda mais para quem tiver um orçamento muito limitado! Acreditem que é assim! Vamos conseguindo aos poucos.


 


Outra coisa que é importante esclarecer é que não vivemos nos Estados Unidos e que cá, o Extreme Couponing tal como passa no programa do TLC é uma miragem! Mas daquelas miragens muito desfocadas! Aliás para quem tiver conhecimentos de inglês fica um desafio! Pesquisem sobre o assunto em blogues americanos e vão ver que o que se diz não é positivo. Aquilo é feito para as câmaras (como qualquer reality show!) e na realidade aquelas compras com aqueles valores são feitas apenas para os programas. Aliás se não atingirem os valores exigidos pela produção não vão para o ar!! Portanto vamos moderar e não estar à espera do que não vamos ter!


 


Uma outra coisa que me têm dito é a busca por vales de desconto nas prateleiras! Há gente a ir ao Facebook deste blogue a dizer que trouxeram não sei quantos vales de um só produto para casa. Eu pergunto: Quem precisa de 10 vales de manteiga? Precisam mesmo trazer tantos e impossibilitar outras pessoas de terem acesso a eles? E quem diz manteiga, diz detergente, ou outro produto qualquer.


 


Pior ainda é o roubo (sim é mesmo esse o termo) de vales! Quero deixar claro que nunca incentivei ninguém a descolar vales das embalagens! Se os vales estão lá colados é para deixarem ficar lá. Ou então compram o produto e descontam na caixa! Mas descolar, estragar uma embalagem, e trazer para casa o vale sem trazer o produto não é correcto.


 


Ontem fui ao supermercado e deparei-me com esta visão:


 



 


Eu pergunto se é mesmo necessário roubar os vales que estavam colados aos respectivos produtos! Pior!! Roubar vales de produtos não essenciais! Portanto não me venham dizer que é a necessidade de poupança! Se não conseguem os vales e não conseguem comprar o produto de uma marca boa considerem comprar uma alternativa mais económica. E sim, para mim, estas imagens aqui não são mais do que a prova de um roubo!


 


Outra situação com que me tenho deparado é com pessoas a pedirem para digitalizar os vales de desconto que tenho para essas pessoas imprimirem em casa. A essas pessoas (que não precisam de se manifestar publicamente) eu faço a seguinte pergunta: Fotocopiam dinheiro? É que para mim os vales de desconto equivalem a dinheiro! Assim, da mesma forma que não assalto um banco nem falsifico dinheiro também não o vou fazer com os vales!


 


Desculpem mas a ética e a minha maneira de ser não me deixa pensar que estas coisas são normais e aceitáveis. Na minha opinião, devemos viver a nossa vida com um mínimo de ética e de bom-senso! Portanto, não contem comigo para estas acções pois reprovo-as completamente.


 


Além disso, penso que se estas acções continuarem (ou piorem!) a probabilidade é de as marcas deixarem mesmo de fazer este tipo de campanhas e nesse caso vamos todos ficar a perder! Acabam-se os vales e as possibilidades de poupança-


 


Portanto, da próxima vez que estiverem no supermercado pensem antes de agir e lembrem-se que não iam gostar de:




  • querer comprar um produto que tem a embalagem estragada porque alguém que apenas quis ficar com o vale;



  • querer um folheto com vale de desconto mas a pessoa que passou antes levou os últimos 10 ou 20 que se calhar nem vai utilizar.



Eu poupo bastante dinheiro mas tenho a consciência tranquila. Espero que vocês todos também!

Comments


  1. Concordo plenamente com a sua opinião. Uma coisa é querer poupar e esforçar-se para isso, outra é ser um oportunista sem escrúpulos Tenho visto também muitas embalagens já sem os descontos e para quem quer comprar esses produtos é chato pois acaba por não ter.

    ReplyDelete

  2. Olá,
    estou completamente de acordo contigo. A gente com muita falta de respeito e ética  e para quê levar 10 vales de manteiga se se for preciso so usa 1 ou até nenhum pois a validade acaba e nao compram. Já vi gente com cara de lata a mandarem os outros procurarem e depois que lhe enviem para casa deles. Que procurem eles!!!!
    Eu os poucos que tenho foi com esforço e paciencia de todos os dias andar a revirar a net atras deles.

    ReplyDelete
  3. Concordo totalmente com o que disse neste post! 
    Eu uso vales de desconto já há algum tempo, e mesmo aqueles que recebo que são de produtos que não costumo utilizar, dou-os a quem os utiliza (como acontece a alguns vales do continente). Também fico irritada quando no supermercado se vê os produtos com os vales descolados. Inúmeras vezes que podia ter aproveitado essa promoção, pois são produtos que uso e tinham sido todos arrancados/descolados.
    Acho que tem de se ter total responsabilidade no uso de vales de desconto e promoções, pois tal como queremos poupar, outras pessoas também o querem e devem! Porque todos temos os mesmos direitos!

    ReplyDelete
  4. Acho lamentável essas atitudes, as pessoas querem obter tudo com o menor esforço :( como já te disse sigo-te (e às outras bloggers) há relativamente pouco tempo, posso não ver muita poupança mas mais importante para mim é que tenho vindo alterar a minha atitude, estou mais moderada nas compras e acho que com o tempo vou conseguir os objectivos que pretendo.

    Como tudo na vida aqui vê-se as mentalidades das pessoas.

    Beijinhos***

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo completamente, uma coisa é aproveitar promoções e aprenderem como se pode poupar dinheiro, outra coisa é a ganância .... muitas vezes nem conseguem aproveitar as coisas e não só desperdiçam os vales, como impedem outros de usufruir.

      Outra coisa que me irrita é : as pessoas porque vêm dizer que se poupa ou que têm um vale, esquecem-se de que é preciso trabalhar muito e perder tempo para arranjar as coisas, elas querem tudo de mão beijada......por elas tinhamos de enviar para casa delas um dossier cheio de vales, elas só tinham de desconta-los....uma coisa é dar-mos uma dica, dizer que em tal sitio se encontra tal vale.... mas não as vezes nem isso é suficiente, a mim já tiveram a lata num grupo de pedir se não me importava que me davam os dados de ser eu a preencer e pedir por essa pessoa.......ACHAM NORMAL?????????????????

      Delete
    2. Mais palavras para que???
      Concordo 100 % e assino em baixo!!!
      Conceição

      Delete
    3. Hehehehh!!!!!!!!!!!


      nÃO POSSO.

      Delete
  5. Boa tarde.
    Gosto imenso do seu blog e sigo muitas das suas dicas.
    Fiquei completamente horrorizada quando li este seu post !
    Será que as pessoas não têm um pingo de bom Senso?
    Acho que o existe um limite para tudo!!!
    Como disse, e muito bem,é preciso MUITO tempo para começarmos a ver os resultados nas poupanças. Eu falo por experiência própria.
    Bjos
    Joana

    ReplyDelete
  6. Concordo plenamente com o seu post. Em tudo na vida temos, acima de tudo, agir com integridade: SERMOS BOAS PESSOAS VERDADEIRAMENTEE NÃO PARA INGLÊS VER...Depois de a ver no Você na TV pretendo seguir um bom exemplo e não desvirtuá-lo.

    ReplyDelete
  7. É a eterna falta de cidadania de muita gente... 

    ReplyDelete

  8. O que se fala aqui, a mim ja me aconteceu. Procurei os vales da planta em 3 supermercados, já só os encontrei no Intermarché e só tinha 2.
    Eu peguei nos dois que la tinham, uma vez que até ao final deste ano eu gasto bem os dois vales. Mas mesmo assim teve duvidas em trazer os dois, porque como eu teve de procurar, outros tambem o deviam de andar a fazer.
    Peguei nos 2 que ia utilizar, mas ainda me senti culpada por não deixar la ficar 1.

    ReplyDelete
  9. Estou completamente de acordo com o que diz neste post.
    Espero que quem faz o que relata mude de atitude para o bem de muitas pessoas.

    Aproveito para perguntar se tem recebido a revista "Para mim"?
    Eu recebi até ao final do ano passado, agora não tenho recebido.
    Já inclusivé pedi os cupões online e não me chegaram. :(
    Não sei mais o que fazer!
    Às tantas agora também se extraviam cartas e revistas para se retirar os descontos! Já não digo nada!

    ReplyDelete
  10. Boa tarde

    Acompanho o eu blog e acho de muita ajuda.
    Concordo contigo é lamentável as pessoas fazerem isto quando provávelmente nem vão utilizar os vales de desconto. Já cheguei a ver vales desconto da Kinder mas não ia comprar e a validade deles era até ao fim do mês achei por bem não trazer uma vez que agora não iria comprar assim quem compra-se tiria lá. Acho desonesto o que fazem.
    beijos para ti e boa sorte para o teu blog que gosto muito.

    Sandra

    ReplyDelete

  11. Nunca comentei aqui,mas hoje TENHO que comentar. Concordo a 100por cento com isso.
    Também comecei com isto dos vales faz pouco tempo, aprendi a ir aos SITES das marcas pedir( poque não?), mas tirar sem mais nem menos??!!.... e as outras pessoas? e a NOSSA consciência?
    Grão a gão...não logo a saca inteira de uma só vez.
    Bjinhos
    PaulaS.

    ReplyDelete
  12. Nem mais, concordo a 100%.
    Um vale que se encontra num determinado produto é para incentivar as pessoas a comprar aquele produto e não a levarem o vale! Há pouco tempo vi no supermercado a comida de gato que costumo comprar com vales de 1,5€, trouxe muitos pacotes (mais do que os que traria normalmente) porque tinham o vale, se algum não tivesse o vale não o trazia! Acho que isso realmente só servirá de incentivo Às marcas para deixarem de colocar os vales nos produtos.
    Também acredito que seja uma questão de "moda passageira". Ultimamente tem se falado em tantos programas na poupança através dos vales que essas pessoas que "assambarcam" 10 vales de manteiga vão chegar ao final da promoção com os mesmos 10 vales na carteira, ou pouco menos, e eventualmente vão deixar de roubá-los. Ate porque uma pessoa que leva 10 vales de manteiga ou come mesmo muita muita manteiga ( e eventualmente não viverá muitos mais anos para andar a tirar vales à bruta) ou é porque não percebe mesmo a ideia da poupança e da utilização de vales porque claramente não tem qualquer organização das compras que faz mas lá está quando vir que tem 10 vales de manteiga, e provavelmente outros 10 de café, 10 de outra coisa qq na carteira que já nao pode usar por terem passado os prazos e por serem de coisas que afinal até nem compra, nessa altura vai perceber que afinal isto da poupança não é para si, sem perceber que o problema é de organização....

    ReplyDelete
  13. Concordo com o post acima. Já aconteceu comigo á bem pouco tempo na minha frente 2 "sras" a descolarem os vales de champôs, mas sem os levarem, fui ter com elas e disse que queria levar o champô, mas que também gostava de ter o desconto ao que elas me responderam: "vá á procura". Claro que eu chamei o responsável e as "sras" levaram uma bela reprimenda em alto e bom som e eu
    lá comprei o meu champô, com 0.50€ de desconto.
    Desde que vi a entrevista no programa da tvi que passei a ver os vales de outra forma!
    Sim, porque utilizava aqueles que vinham nas embalagens ou então os talões do minipreço, mas de resto não usava muito mais, pensava: "não é por 1€ que vou morrer...".
    Após a entrevista fiquei a saber que se pode poupar imenso e decidi dar uma volta na maneira que faço as compras... Muito obrigada por este "abre-olhos".

    ReplyDelete

  14. Muito bem escrito!
    Não se deve entrar na paranoia generalizada...
    Adorei ver-te na TVI, achei-te muito simpática e acessível (ao contrario da outra participante...)e é sempre bom associarmos a cara ao blog   :))
    Nunca comentei, mas sou visita assidua!

    ReplyDelete
  15. Concordo plenamente com o teu post.
    Também li alguém a gabar-se, na net, que tinha ido ao supermercado e tinha trazido uma enorme quantidade vale para manteiga.
    E pensei o mesmo que tu, de certeza que não vai utiliza-los e impediu alguém de os utilizar.
    Infelizmente é cada vez mais comum encontrar produtos onde os vales foram arrancados.
    É uma enorme falta de respeito.
    Parabéns pelo Post, este tipo de posts às vezes são importantes para consciencializar as pessoas.
    E já agora, Parabéns pelo blog.
    Estiveste muito bem na Tv.
    Bjs

    ReplyDelete
  16. Cláudia Estêvão22 February 2012 at 16:05

    Concordo plenamente com o post e os comentários anteriores. Fazer uma gestão eficiente dos nossos gastos, nomeadamente os no supermercado não pode trazer ao de cima o pior. É aceitável e desejável mas dentro de determinados limites. Eu também partilho os vales que recebo e não planeio utilizar, se estão fixos nos produtos utilizo-os no ato da compra e se se trata de um passatempo, participo dentro das regras estipuladas. E concordo que se a utilização das promoções, descontos, etc. , não forem dentro dos limites aceitáveis as marcas vão acabar por deixar de os fazer e todos saímos a perder.

    ReplyDelete

  17. Também sou adepta dos cupões e descontos, e tenho a sua opinião.
    Até à pouco li um post de outro blog de uma sra que também já foi à TV e fiquei bastante surpresa, pois escreveu que foi a um supermercado, não comprou nada, e conseguiu imensos vales de desconto (pelas fotos até daqueles que se rasgam da embalagem). Então andou a roubar na loja e a danificar a mercadoria!!!

    ReplyDelete
  18. patricia santinhos23 February 2012 at 03:17

    Viva:) também concordo 100% contigo..... sou novita no teu blog. mas desde o primeiro dia que te li adorei.... ajudaste-me também a organizar melhor a minha vida domestica :) e eu lá ando a organizar tudo :) sou casada á 12 anos :) e tenho uma filhota de 9 anos-


    beijos e obrigada e continua assim:)
    pat

    ReplyDelete
  19. Infelizmente, a tendencia é para este tipo de situações aumentarem, tanto pela famosa «crise» que se instaurou no nosso país, como pelas pessoas egoístas, mas relativamente ás fotos colocadas no blog, a do spray ambientador é de uma promoção que acabou no fim de 2011, por isso acho bem terem tirado os respetivos autocolantes, pois podemos quase considerar de publicidade enganosa,  quanto ás outras já é mais egoísmo e falta de educação.

    ReplyDelete
  20. Ola. 
    Sobre este assunto tenho a dizer o seguinte: Eu distraida como sou nunca vejo vales em prateleiras, lol! e qd os vi-a achava que só se podiam levar na compra daquele produto naquela hora, e já aprendi que não. Segundo, lá está como escreves-te tenho o orçamento reduzido e muitas vezes não dá para investir em produtos para ter em stock, grrrr! Terceiro quando vi o video da vossa entrevista a 1ª coisa que me ocorreu foi que  apartir daquele momento ia começar a loucura dos vales (eu incluida) e pelos vistos acertei. Quarto, chego á conclusão que muitos dos vales não me interessam pois mesmo sem desconto há marcas mais baratas. Por isso, pelo que li e pela minha experiencia isso dos vales daqui a duas semana já ninguém se lembra e vai haver gente a deitar fora os vales da manteiga por estarem fora de prazo. Lol!!! Mas eu vou continuar por aqui mesmo sem vales há muito para aprender. Beijinhos.

    ReplyDelete
  21. eSQUECI-ME DE PERGUNTAR O SEGUINTE:
    PARA QUE TIRAM AS PESSOAS OS VALES DAS EMBALAGENS?
    ESSES VALES NÃO SÃO SÓ PARA AQUELES PRODUTOS?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito boa pergunta.
      Talvez para usar mais tarde... mas não sei...

      Delete
  22. Olha só queria comentar porque não sei se foi ou não o que aconteceu no hiper onde foste. Mas no outro dia no Pingo Doce, estava um senhor à minha frente que comprou 2 desodorizantes da Dove que tinham um vale de desconto de 0,50€ e quando foi para pagar a caixa não assumia o desconto porque o prazo de validade do desconto tinha acabado na véspera. A rapariga da caixa chamou a gerente que veio, fez o desconto mas depois mandou uma empregado arrancar os vales de desconto dos outros produtos todos.
    Por isso, às vezes quando estão arrancados, não são pessoas a roubar mas as funcionárias que os tiram quando acabou o prazo de validade do desconto.
    Quanto ao resto do teu texto, até me fez rir, porque eu bem sei que estamos em crise mas isto já se está a tornar ridículo... andarem nos supermercados à caça e arrancarem os vales de desconto e se calhar algumas dessas pessoas acabam por nem os usarem! Ou então compram aquilo que não precisam só porque tem vale de desconto!

    ReplyDelete
  23. Bem, até fiquei :O com o que as pessoas podem fazer, é puro vandalismo e ganância.

    Não tinha noção que isto estava a acontecer, sei que já há por aí uma certa febre de vales de descontos, mas chegar a este ponto de roubar e levar aos molhos para depois não utilizar, é do piorio.
    Eu recebo alguns vales que acabo por não utilizar, como é o caso dos do Paramim, que vêm todos juntos e acabo por não utilizar todos, mas os que não uso partilho, faço trocas, em vários fóruns e no blog, dou a amigos e familiares que me pedem e dizem que vão usar. Deixo também junto aos produtos quando vejo que já não vou utilizar e a validade se aproxima, como a dica que deste :) mas nesse caso tenho sempre atenção se o vale tem a morada atrás, faço sempre por trocar esses primeiro, porque com a maldade que se vê por aí, sabe-se lá o que podem com a minha morada, os que vêm com a revista ParaMim têm morada.
    Beijinhos :)*

    ReplyDelete

  24. Antes de mais, peco desculpa pela falta de acentos no texto.
    Queria apenas dizer que basta dar uma vista de olhos rapida para perceber a qualidade deste blogue; nota-se que e' uma pessoa sensata, simpatica e acessivel que escreve estas coisas. Isto tambem se verificou na televisao, onde de facto pudemos confirmar isto tudo! Ao contrario de uma certa pessoa que esta sempre a dizer que faz o blogue para ajudar as pessoas, enquanto e' mais que obvio que ela faz o blogue para se exibir e ganhar atencao. Por acaso ate costumo frequentar esse blogue para dar umas risadas, o meu namorado e eu fartamo-nos de gozar com aquela maneira de falar super condescendente e irritante. Isso mais uma vez provou-se no post furioso que essa pessoa colocou ha pouco tempo, enfim, e' porque a carapuca serviu. Vou continuar a acompanhar os dois blogues, um para dar umas risadas, e outro para de facto trocar dicas de poupanca com pessoas normais e que nao fazem questao de se fazer melhores que os outros.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Curiosamente cheguei à mesma conclusão: a carapuça serviu e bem! Tanto que teve de editar o tópico e percebe-se perfeitamente pela versão inicial que a pessoa tira os vales das embalagens.

      Outra coisa que eu notei é que a pessoa não gosta de críticas e se dizemos alguma coisa, tenta sempre dar a volta à questão. Mais valia ter humildade e assumir os erros...

      Delete
  25. Infelizmente não fiquei chocada ao ler este post , talvez preferisse ter ficado...Sempre era sinal de que nunca me tinha deparado com estas situações.
    Sou de uma família de gerações adeptas de vales de desconto e passatempos, já a minha avó aproveitava as oportunidades sempre que podia. Há anos que vejo caixas vandalizadas mas é porque há anos que sei onde devo procurar os descontos. Nunca percebi a necessidade de estragar e prejudicar os outros...Para terem uma noção: mais facilmente tiro uma foto de um vale com o telemóvel, do que o trago se sei que não o vou usar. Afinal, se não quero, porque vou privar os outros?

    Pena que a consciência de muitas pessoas ou não exista ou não pese!

    Li que a alguém já pediram que preenchesse os vales, pois a mim já me pediram os prémios de passatempos! Exacto!  Passo horas entre passatempos e procura de vales e um dia alguém me disse "ganhas tanta coisa, porque não me dás essa caixa de maquilhagem que ganhaste, tens mais e não precisas dessa". Ora pois, se eu participo é porque me interessa! No inicio deixei-me deslumbrar, depois aprendi a não abusar, a ter essa consciência que muitos não ganham. Só trago o que vou usar, só participo no que me interessa ganhar e mesmo assim consigo incomodar quem nem a sorte tenta ou nem se quer chateia e espera que caia tudo do céu

    ReplyDelete
  26. Andreia Ferreirinha27 February 2012 at 04:13

    Bom dia.
    Desde já agradeço as suas partilhas, são muito úteis a todos.
    Queria também dar o meu contributo, mas não sei muito bem onde publicar, portanto aqui vai: vi num anúncio na tv que se podem pedir amostras grátis é só ir a www.tena.pt.

    ReplyDelete
  27. Olá, sou uma seguidora assidua, gosto mto do teu blog.
    E este post achei de veras importante e resolvi utilizar algumas palavras tuas para publicar num forum onde estou inscrita e venho coisas do genero.
    Espero que não leves a mal. Desejo te muitas felicidades e continua com o bom trabalho. Bjinho***

    ReplyDelete
  28. Existem pessoas que não têm respeito.
    Eu já presenciei uma cena dessas, a discutirem por causa desses vales. Enfim!

    ReplyDelete

  29. Concordo plenamente com o que disseste quando vou ao supermercado tambem vejo muito isso e nao gosto por isso tambem nao faço,é as mentalidades deste pais.

    ReplyDelete
  30. Concordo plenamente, a ganância leva a situações ridículas , e essas pessoas de certeza que nem vão usar esses vales todos e acabam por privar as outras pessoas de os aproveitar. Infelizmente um dia podemos pagar todas por essas pessoas. Gostei muito este teu post , pode ser que as pessoas compreendam o que é aproveitar os vales para poupar...

    ReplyDelete
  31. Bom Dia acho deplorável mas enfim as pessoas ou têm civismo ou não e logo bens que não são de 1ª necessidade ,
     NO ENTANTO QUERO AQUI FRISAR QUE JÁ VI FUNCIONÁRIAS A TIRAR-LOS DAS EMBALAGEM COM CERTEZA A MANDO DE ALGUM SUPERIOR
    OUTRA SITUAÇÃO QUE JÁ VI FOI ESTAREM A TIRAR OS PREÇOS DOS PRODUTOS E A POR O MESMO QUASE 2 EUROS MAIS CARO E A SEGUIR COLOCAR A 50%  FIQUEI PASMADA ALI A FRENTE DE TODOS LOGO AO ABRIR O SUPERMERCADO.
    TENHO MUITAS SITUAÇÃO QUE JÁ PRESENCIEI MAS VOU CONTAR SÓ MAIS UMA ALGUM TEMPO ATRÁS O O MISTOLIM VINHA COM DUAS EMBALAGENS LEVE DUAS E PAGUE UMA, UMA NORMAL OUTRA LARANJA COMPREI AO CHEGAR AO CARRO AO CONFERIR CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE PODIA TRAZER MAIS POIS CÁ EM CASA GASTASSE, VOLTEI LÁ DENTO E QUAL NÃO FOI O MEU ESPANTO AO VER QUE O PRODUTO ESTAVA LÁ MAS JÁ SEPARADOS E ATÉ SE NOTAVA PEQUENOS AUTOCOLANTES POR ONDE ANTES ESTAVAM UNIDOS.
    AGORA A MINHA PERGUNTA FOI QUEM? FOI O SUPERMERCADO CLARO.
    VAMOS AGIR COM CIVISMO MAS VAMOS TAMBÉM VER COM OLHOS DE VER O QUE SE ESTÁ A PASSAR.

    ReplyDelete
  32. há outra coisa que não falaram aqui mas que tenho observado em vários comentários em vários blogs. Pessoas que usam 2 vales que a partida não dão para acumular, ou vales que já não tem validade, ou pior nem compram o produto mas descontam o vale, mas que aproveitam a desatenção dos funcionários e enfim... Não me entendam mal, eu ou totalmente adepta do uso de vales mas gosto de respeitar quem trabalha e me está atender. Eu sinceramente penso que poderão levantar problemas para esses funcionários. Para terminar, desejo boas compras a todos com óptimos preços :) 

    ReplyDelete
  33. CARLA ISABEL MENDES20 May 2013 at 10:48

    Concordo 100 % e assino em baixo!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Objectivos para 2014

Poupe na Botija de Gás

Lavandarias Self-service