Aproveitamento de alimentos
Esta é uma batalha antiga para mim. Aproveitar ao máximo os alimentos que consumimos em casa. Custa-me imenso meter ao lixo comida. Seja preparada ou não.
Isto leva-me a constantes pesquisas na net.
Com isto já descobri que em Espanha há uns snacks que são feitos com casca de batata, e ainda no México comem flores de abóbora fritas! E o que dizer da tradicional sopa de urtigas?
Isto porque acho que todos sabemos que a casca da laranja ou do limão podem ser usados para fazer chá. ;)
Por isso pergunto-me sempre será que isto tem mesmo de ir para o lixo? Não que eu passe fome mas convenhamos que há muita gente neste país que mal tem dinheiro para comer e alguns de nós andamos a deitar comida ao lixo.
E a mais recente pesquisa deu-se quando no pequeno quintal na minha mãe apareceu uma floresta de folhas de abóbora!!!

A sério são mesmo enormes! Ora vejam a minha mão em cima de uma das folhas para terem uma ideia!

Claro que por baixo estão algumas abóboras mas as folhas assim sem uso estão a fazer-me confusão. Então fui pesquisar claro! E descobri algumas coisas interessantes:
- sim as folhas de abóbora são comestíveis! E em países como o Congo ou a Coreia são parte da alimentação. (ver aqui e aqui)
- tem um valor nutricional muito bom! (ver aqui e aqui)
- pode servir até para fazer chá! (ver aqui)
Agora a pergunta que se impõe é: alguém já testou alguma destas utilizações?
Eu ando curiosa por tentar. ;)
Parece que este ano as abobreiras estão doidas :)
ReplyDeleteJá as do meu pai também têm muitas folhas e grandes.
Talvez este fim de semana arranje umas folhas para experimentar.Depois digo-te.
Beijos
Olá!
ReplyDeleteDe facto custa muito deitar comida fora e tento sempre aproveitar tudo.
A experiência mais "diferente" que fiz foi o pão de casca de banana (tirei a receita daqui: http://paobolosecia.blogspot.pt/2008/05/po-de-casca-de-banana-ou-falso-integral.html (http://paobolosecia.blogspot.pt/2008/05/po-de-casca-de-banana-ou-falso-integral.html)) e posso dizer-lhe que foi um sucesso. É delicioso!
Parabéns pelo blog!
Boa semana!
ReplyDeleteOlá, Orquídea,
Também já escrevi sobre isto no meu blogue - http://aeconomiadasnossasavos.blogs.sapo.pt/15930.html -, mas ainda não me atrevi a experimentar estas receitas alternativas!
Bjinhos
Boa Tarde,
ReplyDeleteUm pouco por toda a África austral se comem as folhas de abóbora.
As espécies de abóbora não serão exactamente iguais mas penso que poderá ser parecido.
Eu próprio já provei em mais do que um pais esta iguaria.
O sabor é algo azedo a fazer lembrar um pouco os grelos mas agradável como acompanhamento.
Em baixo fica um link para pelo menos uma receita e uma descrição das características.
http://www.minhaangola.org/#/culinaria/4531987566 (http://www.minhaangola.org/#/culinaria/4531987566)
http://permaculturaecia.blogspot.pt/2011/12/veja-riqueza-da-folha-de-abobora.html (http://permaculturaecia.blogspot.pt/2011/12/veja-riqueza-da-folha-de-abobora.html)