Vela artesanal reciclada
Eu adoro velas! Com ou sem cheiro! Adoro o ambiente que criam... adoro a luz que emitem... Sou viciada confesso! Cá em casa há velas de todos os tamanhos, feitios, cores e cheiros! E vai sempre aparecendo mais uma... e outra...
Mas aborrece-me bastante o facto de sobrar tanta cera quando termina o pavio! Por isso decidi ir juntando os restos de cera que vão sobrando e criar velas recicladas!
Material necessário:
- lata de conserva vazia
- panela pequena
- pano pequeno
- restos de cera (com ou sem cor e/ou cheiro)
- velas de aniversário
- moldes de silicone no formato preferido
- palitos de churrasco
Modo de fazer:
Numa panela pequena colocar um pano no fundo e a lata de conserva. Colocar os restos de cera dentro da lata. Coloque água na panela de modo a que não encha totalmente a panela nem que ultrapasse metade da lata.
Leve a panela ao lume. Evite que a água ferva pois poderão saltar gotas e entrar para a cera. Derreta a cera em banho-maria lento. O pano faz com que a lata não vibre com a água quente.
Colocar a cera derretida nos moldes de silicone e aguardar que arrefeça um pouco. Quando a cera estiver a começar a ficar menos líquida, espete uma pequena vela de aniversário no centro. Coloque palitos de churrasco dos lados para segurar e não tombar.
Deixe solidificar por algumas horas antes de retirar os palitos e pelo menos 24 horas antes de usar.
Se pretender poderá usar fio de pavio no lugar das velas de aniversário mas nesse caso terá de ser colocado antes de deitar a cera nos moldes. Para fazer camadas de diferentes cores é necessário aguardar que a camada anterior solidifique.
Alerta:
Os moldes de silicone devem ser usados exclusivamente para este fim. Podem comprar as formas comuns que se usam para bolos mas uma vez usadas com cera não usem com alimentos! Encontram formas destas a preço baixo nas lojas chinesas ou na DeBorla.
A ideia é muito gira e eu já vi alguns trabalhos na net muito interessantes. Mas agora com a tua explicação parece ser fácil. E a dica de aproveitar as velas de aniversário para o centro é fabulosa. Já agora sabes-me dizer onde se pode comprar pavio?
ReplyDeleteBeijinhos e obrigada***
Nunca comprei pavio mas em lojas de materiais para artes decorativas deves encontrar ;)
Deleteolá, gostava de saber como é que se põe a cor na cera.
Deletea ideia é fantástica!
Como uso restos de cera já vem colorida. Se juntar cores fará a mistura das cores.
DeletePara usar as técnicas tradicionais de fabrico de velas existem corantes próprios para cera. Tente procurar em lojas de material para artes decorativas.
Como o meu objectivo era usar algo que já tinha em casa e aproveitar restos de cera que iriam para o lixo não procurei materiais especificos.
Olá
ReplyDeleteEu também costumo guardar os restos das velas, mas só uma vez fiz uma nova e com pavio.
Adorei a dica das velas de aniversário e também das formas.
Obrigada mais uma vez por partilhares as tuas aventuras :)
beijos
Tens de fazer mais vezes ;)
DeleteEu usei velas de aniversário por ser mais fácil de encontrar independentemente da zona do país onde se está. Nem toda a gente tem acesso a materiais de artesanato e assim facilita ;)
Beijos
Olá!!
ReplyDeleteEsta reciclagem de velas de aniversário está 5 estrelas. Muito fixe mesmo!
Adorei. Obrigada pela partilha.
Beijinhos.
Rute
Bela ideia. Gostei!
ReplyDeleteA estratégia de aproveitar os pavios das velas de aniversário é fantástica. Nunca me havia ocorrido tal.
ReplyDelete