Fermentos para pão
Muita gente me tem perguntado se faz diferença usar fermento biológico fresco ou seco na MFP. Pela minha experiência, e apenas com isso como base, não há diferença. Ambos funcionam!
Qual a diferença então! Para mim o preço e a forma de armazenar! Por norma, o fermento biológico seco é mais caro mas o fresco tem a desvantagem de ter um prazo de validade mais curto.
Existem muitas marcas de fermentos secos no mercado. Eu já experimentei umas quantas diferentes e até agora não tenho queixa de nenhuma. Agora estou a usar um que comprei na Casa Januário. É uma embalagem de 500gr que me custou 4€! Fica muito mas muito mais barato que comprar aqueles pacotinhos individuais nos supermercados! Além disso faço pão pelo menos duas vezes por semana, fora quando faço pizza ou outras massas. Por isso compensa-me comprar assim esta quantidade. Conserva-se bastante tempo e o principal cuidado que se deve ter é de não o guardar perto de locais húmidos.
Podem comprar qualquer dos fermentos nos supermercados. Por normal o fermento seco encontram junto das farinhas, fermento químico e preparados para bolo. O fermento fresco costuma estar junto da padaria/pastelaria nas arcas frigoríficas. Para quem tiver acesso a lojas de produtos para padaria e pastelaria também costumam encontrar por lá.
E como converter a quantidade de fermento fresco em seco e vice-versa? Bem segundo o que eu andei a ler pelo cibermundo o fermento seco é mais "concentrado" que o fresco e por isso é preciso uma menor quantidade. A razão é de sensivelmente 1/3 de seco para uma determinada quantidade de fermento fresco. Para ser mais fácil deixo aqui algumas medidas básicas. As outras basta usarem multiplos ou a calculadora ;)
fermento fresco <-> fermento seco
10gr = 3gr
15gr = 5gr
20gr = 7gr
30gr = 10gr
Se tiverem mais alguma questão, deixem nos comentários sff ;)
Costumo usar tanto o fermento seco como o fresco.
ReplyDeleteNormalmente quando faço pão na Máquina de Pão gosto de usar o seco e quando não utilizo o pacotinho todo congelo o restante, pois tenho a ideia que o pacotinho de fermento seco depois de aberto não tem um grande prazo de validade.
Quando faço pão na Bimby utilizo o fermento fresco e também o congelo logo depois de o comprar.
Beijinhos e obrigada pelas dicas de poupança.
Belinha
O fermento seco não há necessidade de congelar. Quando muito coloco no frigorifico.
DeleteO fermento fresco é que prefiro congelar.
Vou passar pela casa januario ainda hoje. É que realmente assim o fermento sai muito mais barato e como também faço pão 2 vezes por semana, mais alguns extras como pizzas, vai resultar muito. Obrigadissima pela dica preciosa de poupança!
ReplyDeleteDe nada! Compensa muito!
Delete