Arroz Doce
Desde criança que adoro arroz doce! Em minha casa nunca vi a minha mãe a fazer. Ela não gosta e mais ninguém gostava a não ser eu e portanto não se fazia. Mas quando chegava esta altura do ano a avó Miquinhas fazia sempre a mais para mim porque sabia que eu adorava!
Há anos que tentava fazer um bom arroz doce sem grande sucesso. Até que testei uma receita do site da Vaqueiro e adorei!
Ingredientes:
- 5 dl de água
- sal
- 2 paus de canela
- 1 casca de limão
- 200 g arroz doce Saludães (1)
- 1 l de leite
- 4 gemas
- 200 g de açúcar
- 30 g de margarina
- canela em pó
(1) Em alternativa poderão usar arroz carolino mas não fica tão bom.
Preparação:
Leve ao lume um tacho com a água, o sal, os paus de canela e a casca de limão. Quando ferver adicione o arroz e deixe cozer lentamente.
Entretanto leve o leite a ferver.
Quando água do arroz se tiver evaporado completamente vá adicionando o leite bem quente, a pouco e pouco, e deixe cozer sobre lume brando, mexendo sempre até esgotar o leite.
Misture as gemas com o açúcar e junte-lhes um pouco do arroz, mexendo rapidamente. Adicione depois ao restante arroz, junte a Vaqueiro e retire do
lume assim que retomar fervura.
Disponha numa travessa ou em taças individuais, deixe arrefecer e decore a gosto com canela em pó.
Bom apetite!
Também adoro arroz doce e a minha mãe fazia muitas vezes por eu gostar. Curiosamente, eu nunca fiz porque em casa só eu é que gosto... Tenho que mudar isso :)
ReplyDeleteExperimenta. Nem que faças metade da receita ;)
DeleteNão aprecio muito arroz doce, mas nunca pode faltar na mesa de Natal pois a minha mãe adora... e segundo ela a minha receita é óptima.
ReplyDeleteExperimenta...
http://mundodasreceitas.blogspot.com/2008/12/arroz-doce.html (http://mundodasreceitas.blogspot.com/2008/12/arroz-doce.html)
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com/ (http://mundodasreceitas.blogspot.com/)
Obrigada pela dica ;)
DeleteConcordo que a utilização do arroz apropriado faz toda a diferença.
ReplyDeleteEu também adoro o arroz doce, mas acho que encontrei um substituto mais rápido e mais saudável: http://cozinhadesolteira2.blogs.sapo.pt/37732.html.
Tem de experimentar. É mesmo saboroso e quando fiz e provei de imediato pensei no arroz doce.
Adorei a tua dica!!!
DeleteVou testar... tenho flocos de aveia em casa que costumo usar no pão...
Bjs