Arroz Doce

Desde criança que adoro arroz doce! Em minha casa nunca vi a minha mãe a fazer. Ela não gosta e mais ninguém gostava a não ser eu e portanto não se fazia. Mas quando chegava esta altura do ano a avó Miquinhas fazia sempre a mais para mim porque sabia que eu adorava!


 


Há anos que tentava fazer um bom arroz doce sem grande sucesso. Até que testei uma receita do site da Vaqueiro e adorei!


 



 


Ingredientes:



  • 5 dl de água

  • sal

  • 2 paus de canela

  • 1 casca de limão

  • 200 g arroz doce Saludães (1)

  • 1 l de leite

  • 4 gemas

  • 200 g de açúcar

  • 30 g de margarina

  • canela em pó


(1) Em alternativa poderão usar arroz carolino mas não fica tão bom.


 


Preparação:


 


Leve ao lume um tacho com a água, o sal, os paus de canela e a casca de limão. Quando ferver adicione o arroz e deixe cozer lentamente.

Entretanto leve o leite a ferver.


Quando água do arroz se tiver evaporado completamente vá adicionando o leite bem quente, a pouco e pouco, e deixe cozer sobre lume brando, mexendo sempre até esgotar o leite.


Misture as gemas com o açúcar e junte-lhes um pouco do arroz, mexendo rapidamente. Adicione depois ao restante arroz, junte a Vaqueiro e retire do
lume assim que retomar fervura.



Disponha numa travessa ou em taças individuais, deixe arrefecer e decore a gosto com canela em pó.


 


 


Bom apetite!

Comments

  1. Também adoro arroz doce e a minha mãe fazia muitas vezes por eu gostar. Curiosamente, eu nunca fiz porque em casa só eu é que gosto... Tenho que mudar isso :)

    ReplyDelete
  2. Não aprecio muito arroz doce, mas nunca pode faltar na mesa de Natal pois a minha mãe adora... e segundo ela a minha receita é óptima.
    Experimenta...
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/2008/12/arroz-doce.html (http://mundodasreceitas.blogspot.com/2008/12/arroz-doce.html)
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/ (http://mundodasreceitas.blogspot.com/)

     

    ReplyDelete
  3. Concordo que a utilização do arroz apropriado faz toda a diferença. 


    Eu também adoro o arroz doce, mas acho que encontrei um substituto mais rápido e mais saudável: http://cozinhadesolteira2.blogs.sapo.pt/37732.html.


    Tem de experimentar. É mesmo saboroso e quando fiz e provei de imediato pensei no arroz doce.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Adorei a tua dica!!!
      Vou testar... tenho flocos de aveia em casa que costumo usar no pão...
      Bjs

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Organizar cabos

Objectivos para 2014

Oficinas na Verdesperto