Pipocas Caramelizadas
Então há tempos e com a ajuda da P. descobri esta receita e agora sempre que me dá vontade faço em casa. Dá um pouco de trabalho mas ficam uma delícia!
Ingredientes:
(adaptada daqui)
- milho para pipocas q.b.
- 1/2 chávena de açucar amarelo
- 1/4 chávena de glucose
- 1/4 chávena de margarina ou manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de bicarbonato de sódio.
Preparação:
Colocar o milho no fundo de uma taça que possa ir ao microondas de forma a cobra o fundo. Cobrir com uma tampa própria para microondas e levar ao microondas em portência máxima por cerca de 4 a 5 minutos até todo o milho estourar. Quando os espaços de tempo entre cada estouro forem muito grandes deverá terminar o programa pois poderá queimar as pipocas que já estouraram.
Colocar todas as pipocas num tabuleiro de ir ao forno.
Num tigela colocar os restantes ingredientes e levar ao microondas por 1 minuto em potência máxima. Retirar e mexer bem. Voltar a levar ao microondas por mais 1 minuto. Retirar e voltar a mexer. Deitar por cima das pipocas. Misturar bem de forma a que todas ou a maioria das pipocas tenham "molho".
Leva-se ao forno a 200º por 15 minutos. A meio do tempo, retirar e mexer as pipocas para que todas tenham cobertura. Retirar do tabuleiro com cuidado para não ter queimaduras causadas pelo caramelo.
NOTA: Se preferir usar das pipocas próprias para microondas devem usar 2 sacos de pipocas e proceder de acordo com as instruções da embalagem.
Bom apetite!
ReplyDeleteTambém eu adoro as pipocas do cinema.
Já tenho feito em casa mas nunca ficam a mesma coisa.
Vou experimentar esta receita.
Beijinhos
Belinha
Experimenta e depois mostra ;)
DeleteHummmmm adoro uma boa pipoquinha :P
ReplyDeleteFicaram com um aspecto excelente!
E desapareceram num instante ;)
DeleteOlá!
ReplyDeleteEu faço da seguinte forma: aqueço o óleo no tacho e coloco um grão de milho. Quando faz pop, então coloco milho de modo a cobrir o fundo, e coloco açúcar por cima. Aguardo que os grãos rebentem, e já está!
Duas notas:
- é importante agitar o tacho bem
- se usarem tachos de fundo térmico, é importante colocar um pouco mais de óleo do que seria normal, uma vez que podem colar ao fundo durante a formação do caramelo!
Boas pipoquinhas! :)
Olá Catarina,
DeleteEu conheço esse método mas penso que as pipocas não ficam tão boas.
Mas é só uma opinião ;)
bj