Queques de framboesa
No pequenino terreno que a minha mãe tem temos um pouquinho de tudo que é bom e em produção biológica! As framboesas são uma das produções e têm crescido de ano para ano e ainda bem! Aproveitei algumas para fazer estes queques diferentes.
Inspiração daqui.
Ingredientes:
- 120 g de manteiga derretida
- 150 g de açúcar
- 1 colher de chá de essencia de baunilha (usei caseira)
- 4 ovos
- 260 g de farinha com fermento Branca de Neve
- 1 ¼ colher de chá de canela em pó
- 125 g de iogurte grego natural
- 220 g de framboesas frescas
Preparação:
Lave as framboesas em água corrente. Deixar escorrer bem a água e secar com um pano. Reservar.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Bata os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme fofo. Junte a essência e a manteiga derretida (mas não muito quente) em fio e misture bem. Adicione a farinha juntamente com a canela aos poucos e bata lentamente. Adicione o iogurte grego e bata até ficar homogéneo. Divida a massa por forminhas de queque de forma a não encher até cima. Divida as framboesas pelas forminhas. Para um tamnho normal de queque coloque 3 ou 4 framboesas conforme o tamanho.
Leve a cozer por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para certificar que está cozido.
Deixe arrefecer antes de servir.
Bom apetite!
ReplyDeleteolá,
têm óptimo aspecto, apetece roubar um!!A receita deu para quantos queques?
Bom fim de semana.
bj
Olá!
DeleteÉ um bocadinho dificil de dizer porque eu não fiz só queques com esta receita e usei outros formatos de forma :)
Mas calculo que devam dar uns 20 queques mais ou menos.
Bjs
Deleteok, obrigada!
bj
Não usaste a essência de baunilha? Gostava de saber qual o resultado obtido com a essência caseira :)
ReplyDeleteO resultado obtido é o mesmo que com a essência de compra. A essência só entra para "perfumar" a receita. É uma quantidade tão mínima que não altera a textura.
Delete
DeleteObrigado! Estava curiosa ;)
Só agora reparei que, além de não mencionares a essencia no processo da receita, também não mencionas a manteiga nem a canela...
ReplyDeleteJá alterei a receita! É o que dá estar sempre a ser interrompida enquanto estou a escrever :(
DeleteMas já está direitinho!
Tens de experimentar esta:
ReplyDeletehttp://aculinariadapinguim.blogspot.com/2012/02/bolo-de-framboesas.html (http://aculinariadapinguim.blogspot.com/2012/02/bolo-de-framboesas.html)
A massa do bolo fica mesmo fofinha.
:)
ola orquidea venho agradecer a sua ajuda ao divulgar quais os sites e revistas onde podemos encontrar os vales de desconto ,a esta altura toda a ajuda é bem vinda .beijinhos
ReplyDeleteOlá Orquídea!
ReplyDeleteOs queques têm óptimo aspecto. Como sou fã dos frutos vermelhos, fiquei com água na boca.
Hei-de experimentar e depois logo digo como correu!
xxx
Sara