Hortinha ecológica

As plantas cá em casa não têm muita sorte. Infelizmente eu sou muito distraida e como elas não pedem por água é frequente eu esquecer-me delas.


 


Mas isso não significa que o caso esteja perdido ou que eu desista. Sim porque eu não sou pessoa de desistir! ;)


 


É por isso que ando sempre em busca de soluções novas, eficazes e de preferência ecológicas e económicas.


 


Agora já tenho um projecto para começar a minha hortinha de janela nova. E posso vos dizer que me inspirei em vários locais e fiz muita pesquisa. Assim, vou usar garrafões e garrafas de plástico para fazer de vasos. Assim pouco algum dinheiro e penso que consigo criar uns "vasos" que tenham um sistema básico de auto-rega. Ou pelo menos assim eu espero.


 


Uma ideia que vi e que adorei foi a de reutilização de embalagens tetrapack para servir de sementeira ou até mesmo de vaso.


 



 (ideia e "cursinho" aqui)


 


Não é um máximo esta ideia?


 


Uma outra ideia que vi foi o de usar caixotes de madeira. Ora vejam:


 



(visto aqui)


 


No original colocaram a terra directamente nas caixas. Eu estava a pensar colocar os vasos dentros das caixas. Assim sempre que precisasse retirar da janela podia fazer em conjunto e não um  a um. Mas surgiu-me um problema. Vai haver sempre água a cair para o caixote por mínima que seja. Então como impermeabilizar os caixotes por dentro?


 


Alguém tem sugestões?

Comments

  1. Experimente colocar um plástico relativamente grosso, onde com uma só "tira" consiga cobrir a caixa toda, caso contrário perde o efeito.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para impermiabilizar o interior siga a ideia anterior.  Talvez consiga os pláticos necessários nos supermercados onde arranjou as caixas, produtos como o arros custumam vier embalados em grandes sacas de plástico que poderão ser recortadas à medida.   Se que ter esta horta durante algum tempo eu também daria algum tipo de tratamento à madeira pois exposta aos elementos em pouco tempo esta ficará com um aspecto bastante diferente do da imagem.

       

      Delete
  2. Ola, bom dia! Eu já tentei as alfaces em garrafa pet mas não resultou. Não sei porque mas as folhas começaram a ficar com umas "coisas" brancas , Não sei bem o que era aquilo, nem, a  minha mãe que tem quintal tinha visto tal coisa. Não era a chamada "morrinha" nem sei... Eu já não comi alfaces nenhumas como é lógico. Em relação á ideia de baixo eu tenho uns vasinhos num caixote daqueles de plástico e tbm tenho tal como disseram no comentario anterior um plástico, por baixo, mas eu tenho essas plantas da varanda, mesmo que cai um pouco de água não faz mal.
    Boa sorte com a mini Horta. 
    Jinhos

    ReplyDelete
  3. podes comprar os "pratos" que se põem por baixo do vaso. Existem em barro ou em prástico. Na pior das hipoteses pões um tabuleiro na caixa e as plantas dentro do tabuleiro. Que tal?

    ReplyDelete
  4. Eu tb reaproveito mt pra plantar as minhas coisinhas. Uma forma que tem de proteger a caixa por conta da água, é usando verniz maritimo, ela vai ficar sempre perfeita e tem ainda a opção, se preferir de a pintar antes e depois passar o verniz. Aí vai durar bastante e sem problema.

    Espero ter ajudado,
    BJS

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Organizar cabos

Objectivos para 2014

Oficinas na Verdesperto