O fim do Google Reader
Desde que foi anunciado o fim do Google Reader que eu ando a tentar encontrar uma solução equivalente. Problema até agora ainda não descobri uma alternativa que realmente seja equivalente.
Para quem não sabe, o Google Reader era uma ferramenta (sim era porque a partir do dia 1 de Junho deixa de existir) onde podiamos receber as novidades de todos os blogues e sites que queremos seguir. Isto para mim era uma imensa poupança de tempo pois tinha tudo catalogado por categorias e recebia os feeds (como se chamam as "novidades") num único local e podia ver em qualquer computador a qualquer hora do dia. Melhor, com o android ainda podia ver no telemóvel e ter tudo sincronizado.
Para mim isto é uma grande ajuda na poupança de tempo pois tinha tudo num só lugar e rapidamente consultava o que queria. Além disso, mantinha-me a par quando queria e podia. E isto para mim é muito importante uma vez que não tenho internet em casa.
Só o facto de não ter de possuir uma lista de favoritos interminável para mim era óptimo. Além disso podia controlar o que tinha lido e o que não tinha. Partilhava directamente para o facebook o que achava interessante. Marcava receitas que queria testar...
Enfim o rol de benifícios era imenso.
Agora com o fim desta ferramenta ando à procura de uma alternativa mas para ser viável para mim teria que ser mesmo como o Google Reader ou seja:
- ser gratuito;
- ser um serviço online que possa ser consultado em qualquer computador;
- ter app android que sincronize com a conta.
Infelizmente até ao momento ainda não encontrei nada assim. Tenh estado atenta mas honestamente começo a perder a esperança.
E por aí alguém usa o Google Reader? Que alternativas estão a usar?
Eu estou a usar o Feedly. Bastante parecido com o Google Reader, onde é possível até importar as definições de lá. Tem um aspecto limpo e organizado. Gostei muito!
ReplyDeleteO problema do feedly é que não é um serviço online. Ou seja temos de ter uma extensão para o usar e não é possível instalar essas extensões em computadores alheios.
DeletePor isso não é equivalente com o Google Reader. Pelo menos ainda não é!
eu ja estou a utilizar o feedly
ReplyDeleteé muito parecido ao Reader (modo de utilizar, visualização) gratuito e bastante acessivel.
experimente!
O problema do feedly é que não é um serviço online. Ou seja temos de ter uma extensão para o usar e não é possível instalar essas extensões em computadores alheios.
DeletePor isso não é equivalente com o Google Reader. Pelo menos ainda não é!
Eu uso o feedly http://www.feedly.com/ (http://www.feedly.com/home#category/Promoções). Ele importa o que já tens no Google Reader. É bom poder ter tudo no mesmo sítio, poderes organizar por tópicos, ...
ReplyDeleteÉ uma aplicação semelhante ao Reader, tanto que se adicionares algo no Reader, ela vai automaticamente aparecer no feedly.
O problema do feedly é que não é um serviço online. Ou seja temos de ter uma extensão para o usar e não é possível instalar essas extensões em computadores alheios.
DeletePor isso não é equivalente com o Google Reader. Pelo menos ainda não é!
O problema do feedly é que não é um serviço online. Ou seja temos de ter uma extensão para o usar e não é possível instalar essas extensões em computadores alheios.
DeletePor isso não é equivalente com o Google Reader. Pelo menos ainda não é!
Eu uso o Netvibes e este é online :)
ReplyDeleteEstou a experimentar este: http://www.netvibes.com e parece-me muito bom!
ReplyDeleteE estoua testar o http://theoldreader.com/ e o http://www.feedly.com/.
ReplyDeleteO the old reader é quaseee igaul ao reader e o feedly ainda estoua testar... a ver vamos.
E o Bloglovin'? (http://www.bloglovin.com/en (http://www.bloglovin.com/en))
ReplyDeletePelo que tenho lido, mas ainda não estou a usar nada de diferente, estou à espera que a google apresente um substituto ao reader, parece que é bom, além do que dá para importar os conteúdos.
E acho que dá para fazer a sincronização, reforço o acho porque não tenho lido nenhum tipo de feedback nesse sentido nem lhe ligo nenhuma.
Espero ter ajudado alguma coisa.
Nany
ReplyDeleteExperimenta o bloglovin. Eu confesso que acho menos intuitivo que o Reader mas foi a opção que mais me agradou até agora.
Eu utilizava e era grande fã do Google Reader ... passei a utilizar o Netvibes. É gratuito e é um serviço online mas acho que não tem um app android. Por enquanto, gosto o Netvibes ... mas ainda estou a aprender como funciona.
ReplyDeleteJá tentaste o O Feedly? Existem versões do Feedly para Chrome (https://chrome.google.com/webstore/detail/feedly-plus/ndhinffkekpekljifjkkkkkhopnjodja), Safari (http://update.feedly.com/release/feedly.safariextz) e Firefox (https://addons.mozilla.org/firefox/downloads/latest/8538/addon-8538-latest.xpi?src=feedly-migration). Se preferires, o Feedly está também disponível para iOS (https://itunes.apple.com/us/app/feedly-your-google-reader/id396069556?mt=8) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.devhd.feedly&hl=en). O Feedly tem a capacidade de importar directamente do Google Reader as subscrições que tenhas feito.
ReplyDeleteolá...vá a este site e leia o artigo sobre esta temática...pode ser que fica mais elucidada...ora aqui vai: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/quatro-alternativas-e-uma-sugestao-para-substituir-o-google-reader-1587820#/0 (http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/quatro-alternativas-e-uma-sugestao-para-substituir-o-google-reader-1587820#/0)
ReplyDeleteTambém recomendo o feedly. Ao contrario do que foi dito, pode ser acedido online... Não é obrigatória uma extensão. Deu para importar as minhas subscrições e tem as mesmas teclas de atalho que o GReader. Para mim tem mais uma vantagem: existe app para o iPhone :)
ReplyDeleteEu não sabia desta notícia, e agora fiquei.... :/
ReplyDeleteMas porque é que vão acabar com o GR? Também tenho de procurar outra solução...
Eu utilizo o Google Reader e também estou o mesmo problema. Ainda não encontrei uma alternativa. Experimentei o Feedy, mas não posso andar a instalar o Feedly em todos os computadores que utilizo, além de que não gostei muito do aspecto do Feedy.
ReplyDeleteGostava mesmo era que o Google Reader não acabasse..
Eu uso o Netvibes. Parece complicado no início, primeiro estranha-se, depois entranha-se! É cloud, por isso está acessível em qqer lado, e para quem tem versão paga, permite fazer monitorização de sites próprios. Em relação ao da Google tem uma vantagem, dá para fazer subscrição do RSS, dos comentários, entre outros, o que nos permite escolher o que de facto queremos receber. Como ponto negativo, parece-me ligeiramente mais lento do que o da Google, no que diz respeito à rapidez com que é actualizado.
ReplyDeleteEncontrei esta página com 5 alternativas. Eu uso o feedly, os outros não experimentei.
ReplyDeleteEspero que ajude.
Olá!! Também fiquei bastante desiludida com essa noticia. Acho que o mais aproximado que descobri até agora é o Bloglovin (http://www.bloglovin.com/). Ainda tenho de explorar melhor, mas penso que funciona de maneira bastante semelhante e é online. (Pelo que percebi, nao e tao bom como o Google reader..mas pronto! Temos de optar por alguma coisa..)
ReplyDeleteBeijinhos**
Num comentário anterior, coloquei que usava o Feedly, mas depois de ler o artigo sobre as alternativas, mudei para o netvibes.
ReplyDeleteE para a Orquídea é capaz de ser uma boa opção, porque não precisa de instalar nada. Apenas criar a conta, fazer a importação dos feeds do Google Reader e usar. Em qualquer computador que vá, é apenas aceder ao site, fazer o login e tem lá tudo.
Espero que tenha ajudado.
Pois estamos com o mesmo problema!!! preciso de 1 que me permita usar em pc alheio :(
ReplyDeleteOlá eu uso este
ReplyDeletehttp://www.bloglovin.com (http://www.bloglovin.com) mas não te sei dizer nada sobre ele porque ainda não pesquisei
Abraços
Eu passei tudo para o Netvibes e tenho gostado, funciona bem, só que não atualiza tão rápido como o Google Reader! Basicamente o Google Reader atualiza mal os blogs também são atualizados, já o Netvibes é um pouco mais lento! Mas funciona bem!
ReplyDeleteDepois, quando encontrares uma solução para ti, diz-nos, ok?
Ainda ando a ver também...gostava tanto do Google Reader!
Tenho estado a tentar perceber qual a melhor alternativa ao google reader.
ReplyDeleteUma das hipóteses que permite acesso online, é o old reader.
Dá uma olhadela a este link:
http://caderno.allanpatrick.net/2013/05/06/a-melhor-alternativa-ao-google-reader/
Eu já comecei a experimentar, mas ainda não tive tempo suficiente para formar uma opinião concreta sobre o mesmo. Vamos ver como corre.